23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > 2ª Parada Pedagógica oferece formação continuada a profissionais

2ª Parada Pedagógica oferece formação continuada a profissionais

02/05/2024 18h39 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
2ª Parada Pedagógica oferece formação continuada a profissionais

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Formação Continuada Docente e Profissional (DFCDP/ CeFPE), realizou nos dias 29 e 30 de abril, a 2ª Parada Pedagógica do ano letivo de 2024, um momento de formação continuada para todos os profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

Para a secretária municipal de Educação, Paula Knoff, a Parada Pedagógica é uma conquista da Educação Municipal de São Carlos. “Realizada desde 2017, se constitui em um momento de ricos espaços de aprendizagem, trocas e compartilhamento de saberes. Nesta edição, os profissionais da educação foram divididos em diferentes grupos, para diferentes palestras em diversos locais da cidade, desenvolvendo atividades sobre temas como educação integral, cuidados com bebês, primeira infância, segurança do trabalho, primeiros socorros, preparo de alimentos, entre outros assuntos”, salientou.

O evento contou também com a presença dos profissionais das unidades escolares filantrópicas do município, como o Nosso Lar, Casa do Caminho, Divina Providência, CEJA, Francisco Thiesen e Creche Aracy.

No espaço dos Salesianos foi realizada a Abertura do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), para os professores de Educação Infantil das fases 3, 4, 5 e 6. O LEEI tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da educação infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças, respeitando as especificidades da primeira infância.

No Centro do Professorado Paulista (CPP) aconteceu a formação para os professores de Educação Infantil das fases 1 e 2, com a palestra “Acompanhar o Brincar dos Bebês e Crianças Pequenas – A Perspectiva da Abordagem Pikler”, com Leila Oliveira Costa, doutoranda em Educação pela Unicamp, mestre e pedagoga pela mesma universidade e especialista em práticas integrativas de saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

No espaço do Centro de Formação dos Profissionais da Educação ocorreu a formação para os professores de Educação Especial, com a palestra “Altas Habilidades/Superdotação: Limite e Possibilidades Inclusivas”, com a Danitiele Maria Calazans Marques, doutora e mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos E autora do livro “Altas habilidades/superdotação: a intervenção na precocidade a partir da teoria das inteligências múltiplas,” e fundadora do Instituto Danitiele Calazans-IDC. A palestra falou das pessoas com altas habilidades/superdotação proporcionando várias reflexões com a preocupação de problematizar e apontar caminhos para a complexidade do processo de inclusão do estudante com altas habilidades/superdotação no âmbito escolar.

Já no Paço Municipal a Parada Pedagógica promoveu a formação para os Agentes Educacionais, com a palestra “Lei Lucas: a palavra de ordem é Prevenção”, com Rafael de Jesus dos Santos, bombeiro civil – nível 3, socorrista e condutor socorrista do SAMU. A palestra detalhou a Lei Lucas n.º 13.722/2018 que tem como objetivo proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes em ambientes escolares, por isso, é tão importante formar todos os professores e funcionários da escola.

No SINDSPAM, houve a formação para os serventes merendeiros e auxiliares de cozinha, que assistiram a palestra “Boas Práticas e Alimentos Seguros”, com a Renata Siqueira Fonseca Neves, mestre em Gestão de Clínica pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Segurança dos Alimentos pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e, desde 2019, responsável técnica do programa de Alimentação Escolar do município de São Carlos.

Finalizando a Parada Pedagógica, foi realizada no CEMEI Dom Ruy Serra, a formação para os professores de Educação Física da Educação Infantil, com a oficina Circo na Escola, com a Caroline Capellato Melo, mestra em Educação Física na área de educação física e sociedade pela Unicamp, com foco de pesquisa em pedagogia do circo. Atualmente, é membro do grupo de pesquisa em circo (circus) da Unicamp e é artista: a palhaça Nair.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x