27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > “A Física em São Carlos” documenta história de pioneiros

“A Física em São Carlos” documenta história de pioneiros

15/12/2012 12h29 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
“A Física em São Carlos” documenta história de pioneiros

Lançado em solenidade realizada na última sexta-feira, 14, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), livro se propôs a “documentar a memória dos pioneiros que criaram na cidade um dos mais conceituados grupos de física do mundo”, afirma Roberto Faria, professor do IFSC e um dos autores da obra.

Escrito em conjunto com o jornalista e professor da Unesp, Francisco Belda, livro A física em São Carlos foi planejado para mostrar a confluência da história da ciência com a história da cidade: “Sugeri ao Belda que mostrássemos o caminho da física e de São Carlos se unindo, formando uma terceira trajetória, como um Y”, explicou Faria na sua apresentação.

“A idealização desse trabalho foi do professor Roberto Faria”, explica Belda: “Fizemos uma pesquisa que envolveu coleta de depoimentos de parte representativa dos professores pioneiros. Além disso pesquisamos muitos documentos, fizemos muitas leituras de contextualização, de modo que o livro não é apenas para físicos, é um livro para qualquer leitor interessado na história da ciência”.

Segundo Belda, o livro enfatiza a criatividade que foi empenhada por esses pioneiros na busca de superação das dificuldades surgidas da tentativa de trazer a pesquisa científica e tecnológica para o interior: “Dificuldade para trabalhar com ciência vamos encontrar aos montes no interior do país, mas uma forma criativa e inovadora para supera-la vamos encontrar aqui”, diz Belda, que completa: “Tudo isso faz dessa história algo que merece ser contado”.

Segundo o professor Faria, o que aconteceu em São Carlos é um exemplo de interiorização da ciência, não só no Estado, mas no Brasil “pois até a década de 50 o pouco de ciência de que se fazia no país era feita nos grandes centros. E esses pioneiros se moveram para o interior do Brasil e provaram que se podia fazer um ciência internacionalmente competitiva. Ao lado disso, a implantação da pesquisa científica aqui em São Carlos acabou mudando a trajetória da cidade. Se hoje ela é chamada de capital da tecnologia, isso se deveu justamente ao trabalho desses pioneiros da Física que começaram a pesquisa na antiga escola de Engenharia de São Carlos. E hoje a cidade é uma referência na área de pesquisa e tecnologia”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
osvan
osvan
11 anos atrás

aonde eu compro o livro, por qual editora ???

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x