20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Acesso gratuito a normas ABNT é celebrado em Plenária no Crea-SP

Acesso gratuito a normas ABNT é celebrado em Plenária no Crea-SP

AEASC comemora ampliação da ferramenta disponibilizada pelo Conselho

09/03/2024 10h46 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Acesso gratuito a normas ABNT é celebrado em Plenária no Crea-SP

Um acordo que possibilita acesso ilimitado e 100% gratuito às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é resultado da ampliação de parceria que já existia entre o Sistema Confea/Crea e Mútua e a ABNT. O novo acordo foi acordo assinado dia 28 de fevereiro e é considerada uma decisão histórica, tendo repercutido e movimentado a Sessão Plenária 2.107 da quinta-feira (29/2), na Sede Angélica do Crea-SP, pois a novidade chega para beneficiar todos os profissionais de Engenharia, Agronomia, Geociências, além de tecnólogos e designers de interiores registrados no Sistema.

Com a nova assinatura, o prazo de 60 minutos para a visualização dos conteúdos deixa de existir e agora o usuário tem acesso às normas pelo tempo que precisar. Os moldes do investimento neste convênio também mudaram. No formato anterior, eram divididas cotas iguais de pagamento entre Confea, Creas e Mútua, de acordo com a utilização do serviço. A partir de agora, o Conselho Federal passa a arcar com uma parcela maior, o que aliviará as despesas dos Regionais. “A parceria só foi possível porque trabalhamos juntos, como um só Sistema, para esse resultado. Uma estrutura pensada para valorizar o profissional”, comentou o presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese, durante sua participação na plenária paulista.

Marchese agradeceu a disponibilização do corpo técnico de São Paulo para consolidação da colaboração, afirmando a importância da participação das engenheiras Fabiana Albano, diretora de Relações Institucionais do Crea-SP, e Lenita Secco Brandão, conselheira que representa a autarquia na ABNT, nas tratativas. “Fomos todos fundamentais para que essa negociação acontecesse”, ressaltou a presidente eng. Lígia Mackey.

A aliança dos Conselhos Federal e Regional de São Paulo vislumbra ainda outros projetos para o futuro, como a criação de um registro unificado, que tenha validade em todo o Brasil. A iniciativa extinguirá a necessidade do visto. “Os profissionais poderão atuar em todo o país sem precisar de um visto para cada estado. Este é um projeto prioritário e estamos para assinar um protocolo de intenções com o Crea-SP que permitirá ao Confea ter acesso às ferramentas técnicas e aos parceiros de sustentação para que isso seja realmente entregue”, explicou Marchese.

Para quem quiser ir além da pré-visualização e ter acesso à norma para impressão, a aquisição das normas tem desconto de 66,6% para profissionais que estão adimplentes com o Crea. Eles também têm direito a adquirir cursos da ABNT com 50% de desconto. O site do convênio é abntcatalogo.com.br/confea/. (Produzido pela CDI Comunicação e Atento Comunicação – assessoria de imprensa da AEASC)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x