2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alunos de escolas públicas participam na 2ª fase da Obmep

Alunos de escolas públicas participam na 2ª fase da Obmep

13/09/2013 23h40 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Alunos de escolas públicas participam na 2ª fase da Obmep

 

Acontece neste sábado, 14, às 14h30, a prova da 2ª fase da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2013. Em São Carlos, a prova será realizada na Universidade Federal (UFSCar) e de acordo com a Secretaria Estadual de Educação irão participar 1.009 alunos da cidade nesta etapa.

O estudante Victor Alexandre Vieira de 17 anos estuda na escola Jesuíno de Arruda, e é um dos participantes da Obmep. Ele comentou que por gostar muito matemática surgiu o interesse de se inscrever na competição. Além disso, afirma que a Olimpíada serve como uma preparação para o Enem e vestibulares. É a segunda vez que participa.

Vieira comentou estar tranquilo para a segunda fase, pois a ansiedade e o nervosismo atrapalham muito no momento da prova. Como preparação ele usa as aulas de matemática da escola para treinar e ampliar os conhecimentos da disciplina. “Durante as aulas tiro dúvidas e treino o raciocínio com os exercícios aplicados. Eu não estudo nada em casa, meu foco é a tranquilidade”, explicou o estudante .

A estudante Kamila Menezes Gigante de 13 anos e estuda na escola Álvaro Guião e da Olimpíada desde o 5° ano, destacou que a competição desenvolve o interesse maior pela matemática não só a aplicada dentro da escola, mas também fora.

“Com os enunciados das questões é possível ter outra percepção, aquela aplicada na prática e no cotidiano, diferente da teórica aprendida dentro sala de aula”, disse Kamila.

O estudante Natanael Monteiro Pastore Antonioli de 14 anos está confiante e preparado para a segunda fase, já que é a 4° edição em que participa. No último ano, conquistou a medalha de ouro. Em outra edição anterior, foi bronze.

O aluno comentou que durante as edições que participou, evoluiu nos conhecimentos e interesse em matemática, e que outros alunos o caçoavam pelo grande empenho nos estudos.

“Eles me faziam me sentir diferente por ser estudioso, mas quando percebi que era diferente para melhor, deixei de me importar com as brincadeiras”, ressaltou.

A prova da 2ª fase da Obmep tem duração de três horas e é composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos devem expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregado. A correção é realizada em duas etapas – a primeira, regional, por professores universitários indicados pela coordenação da Olimpíada, e a segunda, nacional, por um grupo de professores supervisionado pelo comitê de provas da Obmep. 

No dia 29 de novembro, serão divulgados os premiados da Obmep 2013, sendo em todo país 6 mil medalhistas, 500 medalhistas de ouro, 900 medalhistas de prata e 4.600 medalhistas de bronze, e cerca de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) que será realizado em 2014.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x