2 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alunos do ensino médio terão livros digitais em 2015

Alunos do ensino médio terão livros digitais em 2015

26/01/2013 12h23 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Alunos do ensino médio terão livros digitais em 2015

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) está com inscrições abertas até 21 de maio para o ano letivo de 2015 que destina obras para alunos e professores do ensino médio da rede pública. Sobretudo, o diferencial deste ano é que as editoras poderão inscrever livros digitais; alunos e professores podem acessar através de dispositivos como computadores e tablets.

 

A ideia é que esses simulacros digitais auxiliem na aprendizagem. Assim, a versão do livro digital deve vir acompanhada do impresso, ter o mesmo conteúdo e incluir temas educacionais periféricos como vídeos, animações, jogos e imagens.

De acordo com o sociólogo e professor Gabriel Alarcon Madureira, “a iniciativa do MEC é excelente, pois a utilização de livros digitais no ensino médio vai ao encontro da tendência contemporânea da cultura digital, tanto no que tange à educação como à própria inserção no universo do trabalho e da cidadania”.

Madureira ressalta que é muito importante que os alunos da rede pública tenham as mesmas condições educacionais de escolas privadas que fornecem não só livros digitais, mas lousas interativas e tablets. 

Além disso, ele continua dizendo que “por outro lado, cabe ao MEC não só ‘adotar’ e-books, mas desenvolver uma política de capacitação ao universo digital que seja voltada aos professores, funcionários e alunos, em suma, a toda comunidade escolar”.

 

COMPROMISSO EDUCACIONAL – Para a Secretaria de Educação Básica do MEC, através da assessoria de comunicação, o Ministério tem investido em novas tecnologias educacionais em três frentes: distribuição de equipamentos, produção de conteúdos e formação de professores para a utilização das tecnologias.

O MEC ressaltou que a importância da utilização de meios digitais é a de possibilitar mais qualidade aos materiais didáticos, como atividades interativas que tornam o ensino mais atrativo e inserir professores e estudantes no universo das novas tecnologias. Além disso, os livros do PNLD 2015, destinados aos alunos e professores do ensino médio da rede pública deverão, pela primeira vez, ter conteúdos multimídia como vídeos, áudios, animações, infográficos, mapas interativos, páginas da web e outros objetos que complementarão as informações contidas nos textos escritos.

 

METAS PARA 20 MIL ESCOLAS PÚBLICAS

A previsão inicial de aquisição dos livros para 2015 é de aproximadamente 80 milhões de exemplares para atender mais de 7 milhões de alunos de 20 mil escolas de ensino médio em todo o país.

Além dos componentes curriculares já atendidos na última edição do PNLD do ensino médio, a novidade é o livro de arte. Os outros são os de português, matemática, geografia, história, química, física, biologia, inglês, espanhol, sociologia e filosofia. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x