15 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alunos estão na reta final nos estudos para os vestibulares

Alunos estão na reta final nos estudos para os vestibulares

19/10/2012 12h25 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Alunos estão na reta final nos estudos para os vestibulares

 

Na prova do Enem deste ano teve 5,7 milhões de inscritos que concorrerão às vagas nos dias 3 e 4 do mês que vem. Os cursinhos de vestibular e professores estão intensificando as aulas e conteúdos focados na prova. “Neste sábado vamos fazer uma maratona, onde os alunos terão oito aulas”, explica Itamar Portiolli de Oliveira, coordenador do Opções Vestibulares. Com a justificativa de que o Enem, além das matérias tradicionais, exige conhecimento sobre sociologia, filosofia e história da arte. Além das aulas extras, os alunos, fazem simulados também para treinar. “Neste domingo teremos o simulado do Enem”, diz Oliveira.

 

A estudante Natacha Tiego tem 18 anos e está fazendo cursinho pré-vestibular para disputar pelo segundo ano uma vaga do curso de engenharia ambiental nas universidades federais e estaduais paulistas. Ela diz que está ansiosa para prestar o Enem, que falta cerca de 15 dias para a prova. “Pedimos para os professores aulas focadas no Enem, como aula de atualidades para os professores de geografia”.  Natacha diz que agora na reta final para as provas não apenas do Enem, mas para os vestibulares da Fuvest e Unesp os professores indicam leituras, fazem exercícios específicos e também indicam páginas na internet e na rede social Facebook com as páginas “Descomplica” e “Aula Livre.Net”.

A professora de redação do cursinho pré-vestibular da UFSCar, Luciana Rugoni, diz que os alunos estão pedindo dicas de conteúdos para a prova de língua portuguesa, sobretudo na redação. Ela intensifica os conteúdos e trabalha com a proposta de que redação não é um dom, pois os alunos têm essa ideia. “Estamos tentando construí-la. Quem escreve bem é a pessoa que lê com frequência e que treina sua escrita. Por pedido dos alunos também eu estou sempre passando propostas de redação para eles fazerem em casa”.

Luciana explica que a prova de redação do Enem trás temas de reflexões sociais, dessa forma, é trabalhado com os alunos assuntos polêmicos. E é importante que eles saibam argumentar e ter senso crítico com relação a essas questões da atualidade do mundo. “Que podem ser, por exemplo, a questão da homofonia, da hidroelétrica Belo Monte, e que é importante o aluno ter um senso crítico sobre isso”.

 

Queda de 30% de alunos – Segundo Oliveira há muitas desistências no decorrer do ano, agora que está na véspera das provas permanecem apenas alunos dedicados e que assistem assiduamente às aulas. “Tivemos uma perde de 30% de aluno desde o começo do ano”, ressalta. Ele diz que os alunos desistem, pois muitos pensam que não vão conseguir passar no vestibular.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x