26 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ambulatório de Oftalmologia realiza cirurgia inédita

Ambulatório de Oftalmologia realiza cirurgia inédita

23/05/2012 13h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ambulatório de Oftalmologia realiza cirurgia inédita

Quem antes precisava se deslocar para outras cidades como Ribeirão Preto ou São Paulo para realizar cirurgias de descolamento de retina, tem agora esse serviço oferecidoem São Carlosatravés do Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa, aberto para pacientes do Sistema Único de Saúde.

 

No último sábado, Luciano Ambrósio Alves, médico especialista em retina e um dos membros da equipe do Ambulatório de Oftalmologia, realizou o primeiro procedimento cirúrgico de retina, fato inéditoem São Carlos.

“Até então não era possível fazer esse procedimento aqui na cidade e o paciente tinha que ser encaminhado para fora o que acarretava uma demora no tratamento, além de encargos e dificuldades com a viagem; trata-se de uma cirurgia inédita na Santa Casa, pois são casos complexos, graves com potencial perda de visão (cegueira), mas que agora temos condições de realizar com o melhor equipamento que existe, não só no Brasil, mas é como se o paciente fosse operado nos Estados Unidos;” contou a Dr. Luciano Alves.                 

O primeiro caso de cirurgia de deslocamento de retina foi do Sr. Areobaldo Ferro de 72 anos de idade, aposentado. Ele chegou ao ambulatório em companhia de sua esposa Ana Alice bastante otimista com a possibilidade de recuperar a visão do olho esquerdo: “no ano passado já fui operado duas vezes por doenças que surgiram e agora em apenas 10 dias, com um atendimento ágil e de qualidade de todos no ambulatório, vou resolver esse problema que me incomoda bastante há anos e poderia se transformar em perda da visão; desabafou. Ele acredita que terá uma recuperação automática já que não houve necessidade de internação ou de anestesia geral e sim local:” em 45 minutos vou para minha casa e com minha esperança totalmente renovada”; concluiu Sr. Areobaldo.

O descolamento de retina é mais freqüente em pessoas com diabetes, miopia alta, vitimas de trauma ou pode aparecer de forma espontânea em pacientes que não tenha fator de risco ou doença nenhuma. O especialistaem retina Dr. LucianoAlves explica que até algum tempo atrás era uma cirurgia demorada, mas com as técnicas novas, sondas mais finas o tempo de segurança da cirurgia caiu muito: “antigamente uma cirurgia desse porte durava de duas até 4 horas; hoje realizamos esse procedimento entre 40 minutos até uma hora, com um pós-operatório muito menos agressivo, menos doloroso, também devido a essas novas sondas”; esclareceu o cirurgião.

Com esse serviço que passa a ser oferecido na Santa Casa de São Carlos através da equipe médica do Ambulatório de Oftalmologia pode-se afirmar sem nenhum temor que se trata de uma cirurgia de alto padrão realizada nos melhores centros do Brasil e do Mundo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x