27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Arte em madeira pelas mãos do marceneiro

Arte em madeira pelas mãos do marceneiro

19/03/2013 12h23 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Arte em madeira pelas mãos do marceneiro

É comemorado nesta terça-feira, 19, o Dia do Marceneiro, este artista especializado na atividade de transformar barras de madeira em peças maravilhosas de qualidade incomparável. Este profissional ainda é bastante solicitado contemporaneamente, principalmente por aqueles que ambicionam por móveis extremamente singulares, porém, ao longo do tempo e com a chegada da modernidade, ele perdeu um pouco do seu espaço na formação de novos profissionais e na valorização do trabalho.

 

Na marcenaria o artesão consegue transformar madeira em diversos tipos de construção. De modo geral qualquer pessoa pode trabalhar com a marcenaria, desde que possua bastante criatividade, habilidade e persistência no aprendizado, já que atualmente é difícil encontrar cursos especializados na área. O trabalhador deve conhecer sobre madeiras, ferramentas e principalmente no manuseio de máquinas.

O marceneiro José Aldenizete da Silva, por exemplo, aprendeu a arte na pura prática aos 14 anos de idade.  “Comecei em uma empresa de marcenaria ainda bem jovem onde trabalhei por 12 anos. Aprendi com outros profissionais. Descobri na marcenaria uma profissão pra vida inteira, não vejo como uma atividade complicada, mas é preciso muita dedicação e amor pelo que faz”.

Entre os trabalhos mais importantes que realizou, Donizete conta sobre um que fez para uma igreja. “Fiz um trabalho para a Igreja Nossa Senhora Aparecida que foi um barco grande de madeira que serviu para colocar a santa dentro para uma procissão. Sou bastante religioso e para mim foi um trabalho importante”, explica o marceneiro.

Já o designer de móveis Marcelo Henrique Alves da Silva que atuou como marceneiro durante muitos anos, relata que embora a profissão do marceneiro seja reconhecida como sendo um tipo de mão de obra que oferece qualidade, ela está escassa pela falta de profissionais na área.

“Temos dificuldades em contratar marceneiros. Acredito que pela falta de cursos técnicos neste segmento e pelo surgimento de outros cursos, a marcenaria tenha sido deixada de lado. Tenho um projeto que criar na Igreja São Nicolau o curso de marcenaria para jovens a partir dos 14 anos. Assim além de dar oportunidade de trabalho a esses jovens também podemos formar parcerias com outras marcenarias da cidade indicando esses profissionais”.

Marcelo ressalta que o diferencial do objeto feito pelo marceneiro com relação ao feito nas grandes fábricas em grande escala está na qualidade e na exclusividade. “Um trabalho manual feito pelo marceneiro pode ser exclusivo e rico em detalhes. O acabamento também conta muito, o móvel é feito sob medida e adaptado para o ambiente e ao gosto do cliente. Ele tem um custo maior, mas é pra vida toda”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x