4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Atendimento da USF do Santa Angelina está precário

Atendimento da USF do Santa Angelina está precário

17/10/2012 12h31 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Atendimento da USF do Santa Angelina está precário

Moradores do bairro Santa Angelina estão revoltados com o descaso no atendimento da saúde pública prestado na Unidade de Saúde da Família (USF). De acordo com relatos dos usuários do sistema, há meses o posto não possui um médico atendendo diariamente e em tempo integral.

 

Na última segunda-feira, 15, moradores irritados com a espera e a falta de atendimento protestaram dentro da USF. Segundo informações, diversos pacientes aguardavam suas consultas desde às 7h, porém a responsável pelos atendimentos, a médica Laura, não chegava ao posto. Às 9h enfermeiras entraram em contato com a profissional que informou que não iria comparecer a unidade por problemas pessoais.

A dona de casa Vanilza Vaz dos Santos Costa, de 33 anos, explica que a médica titular contratada, chamada Luciana, está afastada por licença maternidade e que a substituta não cumpre o cronograma de atendimento corretamente.

“Quando ela vem, o atendimento demora quase três horas para acontecer, ou quando não, o paciente está com consulta marcada e ela liga para avisar que não vem. Esta será a segunda semana seguida que ela não atende”, diz Costa.

A moradora comenta também que o atendimento anterior feito pela médica Luciana, era melhor, mesmo com a várzea do sistema público, pois faltava menos que a atual substituta ou comunicava com antecedência a falta.

A fiscal de plataforma, Maria Aparecida Ávila, de 49 anos, reclama que desde a inauguração do posto a troca de médico é constante, o que atrapalha o acompanhamento dos pacientes. “O atendimento desta USF é um desrespeito com os moradores e nem deveria funcionar. Se alguém precisa de atendimento mais rápido e eficiente tem que procurar outra unidade de saúde ou pagar consultas particulares, o que gente pobre não tem condições de fazer”, comenta Ávila.

A cozinheira Shirley Aparecida Lourenço, de 37 anos, aguardava atendimento para a mãe quando foi informada que não teria atendimento. Com necessidade de atendimento para realização de exames, resolveu pagar uma consulta. “Minha mãe tem um monte de exames pagos feitos pela Casa de Saúde, porque não é de hoje que ela não consegue atendimento. As consultas chegam a demorar meses para serem feitas”, afirma Lourenço.

Os moradores que necessitam de atendimento rápido são orientados a procurar outras UBS, como a do Santa Felícia, por ser a mais próxima. Porém ao serem atendidos momentaneamente pelos médicos, são novamente repassados para a USF do Santa Angelina, para dar continuidade ao tratamento. Pois, segundo o regime do sistema de saúde, cada UBS ou USF trata os moradores de sua região.

 

O OUTRO LADO

A enfermeira da USF, Ana Paula, atendeu o Jornal Primeira Página e rebateu as acusações, afirmando que não há falta de atendimento na unidade e nem descaso com os pacientes. Sobre o cancelamento ocorrido na segunda-feira, ela explica que a médica Laura teve problemas pessoais envolvendo a saúde de seu filho e não pode comparecer a USF para as consultas marcadas e informou ainda que até o fim da semana ficará ausente.

Segundo a enfermeira, no próximo dia 26 de outubro, está previsto o retorno da médica titular, Luciana, para o atendimento diário e em período integral. Ela afirma também que em todo período em que a médica substituta esteve atendendo não houve faltas da profissional como denunciaram os usuários da USF. A médica vinha cumprindo sua carga horária de meio período e quatro vezes por semana.

Mesmo sem a presença da médica durante esta semana, o atendimento de acolhimento feito pelas enfermeiras será realizado normalmente; em casos de atendimento médico, o paciente será encaminhado a outra unidade de saúde.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x