27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Atraso em obras da Rumo causa transtornos a moradores

Atraso em obras da Rumo causa transtornos a moradores

Ausência de viadutos e passarelas gera problemas na mobilidade urbana dos itirapinenses 

28/03/2024 00h02 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Atraso em obras da Rumo causa transtornos a moradores Fotos: Deeh Fernandez

O Primeira Página vem recebendo várias reclamações por telefone e redes sociais a respeito dos problemas de mobilidade urbana impostos pela passagem das composições ferroviárias da empresa Rumo (algumas com mais de 100 vagões), que explora a concessão do ramal que passa pela Região Central de Itirapina. Como até agora não existem dispositivos sobre ou sob a linha férrea, a população é obrigada a esperar até que todos os vagões passem para poder se locomover de um lado para outro da área urbana da cidade.

Segundo moradores, os transtornos são grandes, pois tem composições que ficam paradas ou levam de 20 a 40 minutos para deixar a área urbana, comprometendo o direito de ir e vir dos itirapinenses e atrasando os mais diversos compromissos dos cidadãos.

A empresa Rumo, concessionária do ramal ferroviário de Itirapina já deveria ter iniciado a construção de dois viadutos rodoviários e uma passarela, com investimento total de aproximadamente R$ 24,6 milhões. As obras estavam previstas para ser concluídas no ano passado.

De acordo com o projeto da concessionária, um dos viadutos ligará a Avenida Cianelli à Avenida 10 e o outro ligará as ruas Oito e Sete. A previsão da conclusão era em 2023, mas houve atrasos no cronograma. No dia 1º de março do ano passado, os representantes da empresa RUMO, Rodrigo Verardino de Stéfanie e Marcelo Rodrigues estiveram reunidos com as lideranças políticas da cidade para debater tal aporte de investimentos e no dia 26 de abril, a prefeita Dona Graça Zucchi Moraes (PSD), assinou a autorização, dando sinal verde à concessionária para o início das obras.

A modernização da ferrovia paulista realizada pela Rumo, a concessionária do ramal, anunciada em 2020, deve beneficiar 72 municípios e minimizar conflitos entre trilhos e zonas urbanas.  Ao todo, cerca de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas com mais segurança viária. Entre as cidades, estão Campinas, Catanduva, Cubatão, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto e Votuporanga.

Além dos viadutos e da passarela, a Rumo S.A. também investirá na vedação da faixa de domínio, impedindo o tráfego de pedestres e transeuntes pela linha férrea.  Esta vedação será realizada entre os km 173,380 e o km 176,100, num trecho total de 1,36 quilômetros.  Todas as obras já foram aprovadas pelo Governo Federal através da Agência Nacional de Transportes Terrestres e o Ministério da Infraestrutura.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x