17 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Autoridades se encontram com alunos municipais

Autoridades se encontram com alunos municipais

19/04/2012 16h05 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Autoridades se encontram com alunos municipais

Neste mês, o juiz de Direito de Itirapina, Daniel Felipe Scherer Borborema, a promotora de Justiça, Fernanda Hamada Segatto, o delegado, José Francisco Mineli, o prefeito municipal, Omar de Oliveira Leite, e o vereador Joaquim Neto, estiveram reunidos com alunos dos 5º e 6º anos do ensino fundamental das escolas municipais do município para discutir o projeto Cartilha da Justiça, que está sendo desenvolvido pelas escolas em parceria com o Poder Judiciário, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a prefeitura municipal, através da Secretaria da Educação.

O projeto realizado em âmbito nacional busca ensinar os conceitos da cidadania e justiça, com o objetivo de proporcionar aos cidadãos brasileiros uma melhor compreensão desses temas dentro das atribuições do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais.

Nas escolas municipais de Itirapina, os professores estão trabalhando com atividades que buscam levar às crianças e jovens em idade escolar conhecimentos básicos sobre seus direitos e deveres, a estrutura, as atribuições e o acesso ao Poder Judiciário de forma clara, fácil e muito divertida, com a participação de magistrados, pais e professores.

Buscando atender o objetivo do projeto, que também visa aproximar a comunidade do Poder Judiciário, as autoridades se aproximaram dos alunos com muita didática e carisma, permitindo se conhecer melhor, bem como suas funções e ainda respondendo as perguntas elaboradas pelos alunos.

ADMIRAÇÃO – Os alunos participaram ativamente do encontro e se envolveram no projeto com as atividades propostas, pesquisando, interagindo e levantando questões importantes sobre direitos e deveres dos cidadãos brasileiros, como também o acesso à educação, cursos e outros recursos necessários à efetivação de uma sociedade mais justa.

O juiz fez questão de conhecer cada aluno e falou sobre a importância da escola, do respeito aos professores, da valorização do ser humano e da família.

Ao ser entrevistado, abordou sobre suas experiências pessoais e profissionais, de como se tornou um juiz, suas decisões mais difíceis e momentos importantes da sua carreira, sempre incentivando os alunos a serem bons cidadãos, cumpridores de suas obrigações e conscientes de seus direitos, mostrando como seria bom se todos os seres humanos vivessem com ética e respeitando as leis.

A aluna Franciane de Oliveira Silva, 9 anos, adorou o encontro. “Gostei muito de conhecer o juiz, ele é muito inteligente, aprendi com ele que temos que estudar para termos um bom futuro e ainda que nossa família é muito importante. Ele respondeu minha pergunta e que temos que saber dos nossos direitos e também dos deveres, pois se cada um fizer sua parte, o mundo fica melhor”, conta a garota.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x