15 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Azuaite cumprimenta EESC-USP e ressalta papel da instituição

Azuaite cumprimenta EESC-USP e ressalta papel da instituição

27/04/2017 10h38 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Azuaite cumprimenta EESC-USP e ressalta papel da instituição

O vereador Azuaite França (PPS) apresentou moção de congratulação com a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), pela passagem do aniversário de 64 anos daquela instituição, comemorado no último dia 18. Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Legislativo local, Azuaite ressalta que a implantação da EESC impulsionou o desenvolvimento de São Carlos e foi determinante para moldar o perfil da cidade, hoje reconhecida como a Capital da Tecnologia e do Conhecimento.

A moção é dirigida ao diretor da EESC, Prof.Dr. Paulo Sérgio Varoto e parabeniza professores, colabores e alunos da comunidade uspiana. Em 18 de abril de 1953, o então governador do Estado de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez, proferia a aula inaugural da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que iniciava suas atividades com 39 alunos selecionados dentre os 200 interessados nas 50 vagas disponíveis para as habilitações oferecidas: Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Hoje a escola conta com mais de 3 mil estudantes matriculados em dez cursos de graduação e mais de mil inscritos nos 11 programas de pós-graduação. Oferece 490 vagas anuais de graduação e formou mais de 10 mil engenheiros, reconhecidos no Brasil e no exterior por sua competência técnica e profissional.

Em nível de pós-graduação, são oferecidas em média 250 vagas por ano, e já foram outorgados quase 7 mil títulos para mestres e doutores. Dos 11 programas, três possuem nota máxima na avaliação trienal da Capes – e os demais não ficam distantes –, o que demonstra a relevância e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nas 63 linhas de pesquisa existentes.  Os resultados expressivos só são possíveis pelo comprometimento dos mais de 200 professores dos nove departamentos existentes. 

O “campus” USP de São Carlos mantém outras quatro unidades de ensino, pesquisa e extensão universitária da USP: o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU).

FORMAÇÃO DE LÍDERES – Azuaite ressalta as parcerias de importantes empresas com a EESC em pesquisas de alta tecnologia além de projetos de cooperação internacional. São também 50 convênios com instituições estrangeiras e 900 convênios abrangentes celebrados com a USP.

De acordo com o seu diretor, professor Paulo Sergio Varoto, “a EESC representa uma unidade de ensino, pesquisa e extensão que presta relevantes serviços à sociedade paulista e brasileira, formando líderes para o mercado de trabalho e desenvolvendo ciência de alta qualidade de maneira integrada e consistente”.

Para Azuaite, é relevante que o Poder Legislativo expresse o reconhecimento à Escola “que é motivo de orgulho para comunidade são-carlense, destacando o nome da cidade mundo afora, sendo referência nas áreas: acadêmica, científica e tecnológica”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x