20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Banco de sangue precisa manter estoque para Carnaval

Banco de sangue precisa manter estoque para Carnaval

07/02/2013 16h30 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Banco de sangue precisa manter estoque para Carnaval

Carnaval é uma das épocas em que mais aumenta a demanda por transfusões em hospitais e serviços de urgência e emergência. Infelizmente, esta também é uma das épocas em que os estoques de bancos de sangue ficam mais baixos. Em São Carlos não é diferente. O Serviço de Hemoterapia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia está com o estoque 30% abaixo da média.

Ariane Amábile Lima, biomédica e supervisora do Serviço de Hemoterapia, pede para que as pessoas façam a doação antes do Carnaval. “Normalmente nesta época do ano o estoque fica mais baixo, por isso pedimos para que as pessoas venham doar e façam a parte delas. Nós precisamos ter um estoque para atender todas as necessidades, já que são dias em que ocorrem mais acidentes e, consequentemente, transfusões de sangue”, afirma a biomédica. “O estoque está muito abaixo da média. Precisamos de todos os tipos de sangue, em especial dos negativos, que são os mais raros”, complementa.

O banco de sangue da cidade deveria receber 30 doadores por dia pelo menos, no entanto, isso não acontece. “Estamos com uma média de 13 a 15 doadores por dia, o que é muito complicado, pois para uma cidade com o porte de São Carlos esse número poderia ser muito melhor. Outro dia, por exemplo, tivemos apenas nove doações”, relata Ariane, afirmando também que cada doação realizada pode salvar até quatro vidas.

“O sangue coletado é fracionado em hemocomponentes e pode ser utilizado por quatro pessoas diferentes. Um exemplo da necessidade de ter 30 doadores por dia é o tempo de duração das plaquetas fora do organismo. Elas têm a duração de apenas cinco dias depois de doadas, por isso precisamos repor o estoque delas diariamente. E geralmente quando o paciente usa a plaqueta, é necessária uma bolsa a cada dez quilos de peso, ou seja, uma pessoa com 60 quilos, recebe plaquetas de seis pessoas diferentes”.

O Serviço de Hemoterapia da Santa Casa estará aberto no sábado e na segunda de Carnaval, das 7h30 às 12h, e a entrada é feita pela portaria antiga. Informações podem ser obtidas por meio do telefone: (16) 3509-1230.  

 

RECOMENDAÇÕES PARA SER UM DOADOR

– Idade entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos devem retirar um formulário de autorização do responsável legal)

– Peso: maior ou igual a 50 quilos

– Obrigatório apresentar documento oficial com foto

– Alimentação: o jejum é proibido! Coma alimentos leves. Evite ovo, maionese, carne de porco, linguiça, feijoada, etc…

– Tabagismo: pelo menos uma hora sem fumar

– Bebida alcoólica: pelo menos uma hora sem ingerir

– Saúde: sem febre ou sintomas de doenças infecciosas, gripe, diarréia, etc…

– Medicações: leve o nome dos remédios que está usando para que seja feita uma avaliação se pode ou não ser doador

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x