27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Beneficiado terá que fazer curso profissionalizante

Beneficiado terá que fazer curso profissionalizante

25/04/2012 08h03 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Beneficiado terá que fazer curso profissionalizante

Para incentivar a formação de mão de obra qualificada e atacar o problema do desemprego reincidente, além de combater as fraudes, o governo federal decidiu condicionar o recebimento do seguro-desemprego à matrícula em cursos de formação, sempre que o trabalhador requisitar o benefício pela terceira vez em um período de dez anos.

De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial, o curso deverá ser formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, habilitado pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária mínima de 160 horas. A frequência, além da matrícula, também será cobrada.

Pelo programa costurado com o apoio da Casa Civil, o MEC deverá garantir a recolocação desses trabalhadores que passaram pelo curso de formação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As informações sobre as características dos trabalhadores beneficiados deverão ser encaminhadas periodicamente pelo MEC ao Ministério do Trabalho, para subsidiar as atividades de formação destinadas a esse público.

No caso do trabalhador recusar o curso ou infringir algumas das regras previstas pelo governo, o seguro-desemprego poderá ser cancelado. Hoje, têm direito ao seguro os trabalhadores desempregados que tiverem sido demitidos sem justa causa. O valor do benefício varia de R$ 622 a R$ 1.163,76, de acordo com a média salarial dos últimos salários anteriores à demissão.

O secretário municipal de Emprego, Emerson Domingues, afirmou que a medida é acertada. Ele ressalta que em São Carlos a Casa do Trabalhador já realizou reuniões com o Senai, e Senac, entre outros centros de formação para oferecer cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas do conhecimento. “Estamos apenas esperando o aval dos Ministérios do Trabalho e da Educação para começarmos a oferecer os cursos”, comenta.

Para o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Antonio Valério Morillas Júnior, a criação de critérios para a concessão do seguro-desemprego é algo que deveria existir há muito tempo. “Eu prego isso há vários anos. É preciso se oferecer formação para os que estão desempregados. Ao mesmo tempo, como os cursos são durante o dia, há um combate natural às fraudes contra o seguro”, analisa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
girley santos de oliveira
girley santos de oliveira
11 anos atrás

Muito bom saber, estou sem trabalhar e preciso fazer um curso profissionalizante para trabalhar, vocês estão de parabéns mais como faz pra consegui fazer a excreção e em qual cidade poderia ter ,sou do interior de Amaraji -PE a que ñ Tem escola técnica só em cidades próximas como (Vitoria) ou( Escada )caso eu tenha q mim deslocar receberei uma aguda de custo.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x