22 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Bete do Broa sugere estátua de Ulysses Guimarães em Distrito  de Itaqueri da Serra

Bete do Broa sugere estátua de Ulysses Guimarães em Distrito  de Itaqueri da Serra

Parlamentar tucana deseja valorizar filho mais famoso de Itirapina e, ao mesmo tempo, gerar atrativo turístico para Itaqueri da Serra

24/09/2022 23h33 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Bete do Broa sugere estátua de Ulysses Guimarães em Distrito  de Itaqueri da Serra

A vereadora Elisabete Oliveira Silva, a Bete do Broa (PSDB) apresentou na Câmara Municipal, a Indicação 47/32022 que sugere à prefeita Graça Zucchi de Moraes (PSDB), a colocação de uma estátua de Ulysses Guimarães na Praça do Distrito de Itaqueri da Serra.

”Vale ressaltar o papel que Ulysses teve na redemocratização do país. “0 verdadeiro estadista é aquele que consegue avaliar as possibilidades oferecidas pelas próprias circunstâncias a partir da perspectiva de alguém que olha para o futuro. E olhando para o Futuro é que faço essa indicação que além de ser uma justa homenagem a um político que fez valer a democracia através de leis e ações, além de valorizar a Historia de um Distrito histprico cultural que faz parte do trade turístico e da Região da Serra do ltaqueri, famosa por sua natureza exuberante”, comenta a vereadora.

Bete ainda afirma que a inauguração dessa estátua irá atrair para o local estudantes, pesquisadores e mais turistas, aumentando o fluxo no comércio local, alavancando e fomentando ainda mais o turismo. “Considerando que sou Diretora da AMITUR (Associação dos Municípios de lnteresse turístico), juntamente com o Jarbas Favoretto Presidente, e também faço parte da AMITESP (Associação dos  Municípios de lnteresse Turístico do Estado de São Paulo), onde mensalmente dialogamos em reuniões sobre cada Município que são MIT (Município de lnteresse Turístico) e o que podemos fomentar para alavancar o turismo.

A parlamentar estipulou até uma data para a possível homenagem. “A critério de sugestão gostaria que, se possível e se for atendida a minha indicação que fosse pensado em fazer um megaevento para inauguração dessa estátua no dia 6 de outubro, data do aniversário do ícone político Ulysses Guimarães.”

Apesar das biografias desse ícone da Política Brasileira, que leva os atributos de pai da Constituição, Doutor, Presidente Ulysses Guimarães, constar que ele nasceu na Cidade de Rio Claro, através de várias pesquisas mais aprofundadas podemos afirmar que o seu local de nascimento foi no Distrito de ltaqueri da Serra em ltirapina/SP.

Se ainda estivesse vivo, Ulysses Guimarães completaria 106 anos de idade no dia 6 de outubro do corrente ano, Advogado, deputado federal por 11 mandatos, presidente da Câmara por três vezes, líder do movimento “Diretas Já”, presidente da Assembleia Nacional Constituinte entre 1987 e 1988, um dos fundadores do PMDB.

O extenso currículo é a marca da trajetória de um homem reconhecido por sua sabedoria e habilidade política, e citado ate hoje em Brasília como exemplo de retidão e ética no serviço público. Dr. Ulysses, como era respeitosamente chamado pelos colegas, morreu em 12 de outubro de 1992 em um acidente de helicóptero em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, juntamente com a esposa dona Mora, o corpo de Ulysses nunca foi encontrado.

 

Foto

Bete do Broa: vereadora quer homenagem para o filho mais famoso de Itirapina

Divulgação

foto:

A estátua de Ulysses Guimarães que existe no Congresso Nacional pode servir de modelo para uma homenagem na sua terra natal

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x