2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Campanha visa diminuir os casos de tuberculose

Campanha visa diminuir os casos de tuberculose

26/02/2014 07h18 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Campanha visa diminuir os casos de tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro Municipal de Especialidades (Ceme), em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio de alunos da UFSCar, iniciou na última segunda feira (24), até o dia 15 de março, a primeira Campanha de Tuberculose.

 

O objetivo da atividade é intensificar a busca por pacientes sintomáticos respiratórios, identificar qual o problema, oferecer o tratamento, pois só desta forma consegue-se quebrar a cadeia de transmissão da doença.

Por ser uma busca intensa aos pacientes com o problema, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e a USF (Unidade de Saúde da Família), estarão empenhadas em realizar o trabalho.

A tuberculose é responsável pela morte de milhões de pessoas por ano no Brasil e no mundo, mas é curável em quase em 100% dos casos, o tratamento é gratuito e tem duração de seis meses, e os medicamentos são disponibilizados pelas unidades de saúde.

“O maior problema da campanha é que a doença é muito antiga, por isso as pessoas esquecem e acham que está controlada, ou quando se tem algum problema respiratório pensam logo em pneumonia, gripe, e como ela ainda é muito incidente, o importante é intensificar a procura por esses pacientes”, relatou Isabella.

A doença é grave, pode atingir homem, mulher e crianças, por ser um vírus não se têm época certa para se adquirir a Tuberculose, portanto a população tem que ficar atenta aos sintomas que são, tosse seca ou com catarro a mais de 3 semanas, febre, cansaço, e suor noturno.

Existe um grupo de risco com o qual a atenção tem que ser redobrada, são os idosos com mais de 65 anos, diabéticos, portadores do vírus HIV e crianças até 12 anos.

Para a enfermeira, o importante é mobilizar os funcionários envolvidos no programa, a população, verificando os sintomas, se têm contato com alguém que tenha o problema, falar da campanha. “Só assim, conseguiremos combater a doença e atingir nossa meta, que é atender 1% da população, num total de 2.200 pessoas”.

A cidade mantém um programa de tuberculose no Ceme, e anualmente 50 novos casos são identificados e tratados. Durante o período da campanha, todas as pessoas que estão com tosse há mais de três semanas devem procurar uma unidade de saúde próxima, para relatar o problema e colher material para a realização do exame.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x