19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Casa de Portugal de São Carlos evoca “Bicentenário da Independência do Brasil” com transmissão ao vivo da cidade do Porto (Portugal)

Casa de Portugal de São Carlos evoca “Bicentenário da Independência do Brasil” com transmissão ao vivo da cidade do Porto (Portugal)

05/09/2022 19h11 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Casa de Portugal de São Carlos evoca “Bicentenário da Independência do Brasil” com transmissão ao vivo da cidade do Porto (Portugal)

O Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Silva, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, será o convidado especial de uma transmissão ao vivo a partir da cidade do Porto – Portugal -, um evento promovido e realizado pela Casa de Portugal de São Carlos, programado para o próximo dia 07 (feriado nacional), a partir das 15h30, de forma remota, aberta e gratuita para todos os interessados.

Nessa transmissão, Francisco Ribeiro da Silva irá falar sobre  “A recepção da independência do Brasil nas Cortes Portuguesas – O papel de D. Pedro”, dando destaque à independência do Brasil, seus antecedentes históricos e principais ocorrências; o reconhecimento oficial da independência por parte de Portugal, em 1825 e o papel de D. Pedro, com destaque para a reação da câmara dos deputados portugueses que detestou a independência e culpou D. Pedro pelos acontecimentos.

Nascido em 1940, em Santa Maria da Feira, o Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Silva reside na cidade do Porto, é historiador e publicou mais de duzentos títulos sobre temas históricos, dos quais quinze são livros.

Foi Vice-Reitor da Universidade do Porto e Presidente da Faculdade de Letras. É sócio de Mérito da Academia Portuguesa da História, sócio efetivo da Academia de Marinha e é membro correspondente do instituto Histórico – Geográfico  de São Paulo e do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais. É membro da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia do Porto e membro da Mesa Administrativa da Irmandade de Nossa Senhora  da Lapa, no Porto.

Foi agraciado com a Medalha de Mérito (Grau Ouro) pela Câmara Municipal do Porto.

Esta transmissão ao vivo será aberta e gratuita para todos os interessados, bastando, para isso, acessar o Sistema ZOOM pelo link – https://us02web.zoom.us/j/83467749100

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x