12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Católicos se reúnem para celebrar a quaresma

Católicos se reúnem para celebrar a quaresma

05/03/2014 19h31 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Católicos se reúnem para celebrar a quaresma

Todas as igrejas celebravam nesta quarta-feira, 5, missas da Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início do período da Quaresma – os 40 dias que antecedem a ressurreição de Cristo na Páscoa. Durante as celebrações deste dia, tradicionalmente é realizada a marca de cinzas na cabeça dos fiéis, um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão e da mudança de vida. A Campanha da Fraternidade 2014 também se inicia com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

No início da manhã, várias igrejas da cidade realizavam as  primeira missas. O padre Márcio Gaido, da igreja Santo Antonio na Vila Prado, ressaltou durante a sua homilia a importância da conversão. “Nós estamos iniciando um tempo forte em preparação à celebração da Páscoa. Voltemos com todo o nosso coração a Deus”, disse.

Para o aposentado Antonio Carlos Jardim, o jejum é uma penitência que representa arrependimento. “Eu rezo e participo todos os domingos da missa, mas na quaresma tudo se renova. Parece que agora temos mais animo para rezar. Dá uma sensação de paz”, explica.

No mosteiro São Paulo da Cruz as religiosas que vivem em total clausura participaram pela manhã da celebração das cinzas. Para o servidor público estadual, José Ângelo e Silva este momento da Igreja é importante para uma reflexão sobre a vida e uma preparação especial para a Páscoa, considerada a maior festa dos cristãos. “Agora é momento de parar, pensar e se preparar bem para a páscoa. Esta é nossa missão enquanto cristão”, disse.

 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade é uma tentativa da Igreja de conscientizar os fiéis para estarem atentos ao tratamento com o próximo. Sobre o tema de tráfico de pessoas, o padre Marcio Gaido é claro. “Como cristão não podemos aceitar qualquer violação da vida”.  O tema da campanha será debatido em todas as celebrações da quaresma e também durante os encontros dos grupos de quarteirões e vias-sacras. Todas as igrejas católicas terão programações especiais durante as sextas-feiras, considerado como um dia propicio para a penitência.

 

MISSAS

 

Durante a noite de ontem outras missas em celebraram à Quarta-Feira de Cinzas em São Carlos e na região. Na catedral de São Carlos Borromeu a celebração aconteceu às 19h. Em Ibaté e Itirapina as celebrações também ocorreram às 19h com as igrejas lotadas de fiéis em busca de penitência e conversão.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x