18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cemei e creches filantrópicas investem na educação infantil

Cemei e creches filantrópicas investem na educação infantil

12/08/2012 08h32 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Cemei e creches filantrópicas investem na educação infantil

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) é muito importante para mulheres que precisam deixar filhos pequenos para trabalharem. Crianças de 0 a 3 anos de idades são cuidadas nos setores de creche. As de 4 a 5 anos já fazem parte da pré-escola e desenvolvem atividades pedagógicas.

 

Atualmente São Carlos possui 43 Cemeis instalados por diversos bairros da cidade. Estão matriculadas 8.033 crianças de 0 a 5 anos.  Além de mais nove unidades filantrópicas conveniadas que ajudam no atendimento de 939 crianças. As creches Francisco Thiesen, Casa do Caminho, Aracy Leite Lopes, Nosso Lar, Anita Costa, Padre Teixeira, Irmãs Sacramentinas, Estrela da Manhã e Divina Providência desenvolvem um trabalho de amparo muito importante para atender toda demanda. Diminuindo o déficit de vagas.

Hoje a falta de atendimento está em torno de 600 vagas para crianças de 0 a 3 anos. Na pré-escola toda a demanda está sendo atendida.

Todas as atividades desenvolvidas nas Cemeis e creches filantrópicas têm o objetivo de incentivar e estimular as crianças, através de brincadeiras, músicas e atividades físicas, além de cuidados com a higiene e a boa alimentação, servindo refeições preparadas por nutricionistas.

Segundo a secretária de Educação Municipal, Lourdes de Souza Moraes, para o bom desempenho da educação infantil são elaborados semestralmente planos de atividades pedagógicas para orientação de educadores e funcionários. Além de investimentos na formação continuada desses profissionais. “Os profissionais são especializados na área de educação infantil, por isso é muito importante a capacitação de cada um”, diz Moraes.

De acordo com a secretária, nos últimos tempos, foram investidos muitos recursos de infraestrutura, na educação infantil municipal, como: pintura, ampliação de salas, cozinhas e refeitórios, compra de equipamentos, restauração de parquinhos, troca de pisos, compra de livros entre outros serviços.

Dez novas Cemeis estão sendo construídas e devem oferecer no mínimo 2.240 vagas para cobrir o déficit de vagas e oferecer mais novos atendimentos. De acordo com a procura, o número de vagas pode aumentar.

São Carlos investe atualmente 28% da verba municipal em saúde. A folha de pagamento dos profissionais é a parte do orçamento da educação, o restante é investido na infraestrutura dos prédios.

De acordo com a secretária Lourdes, ainda muita coisa deve ser feita para melhorar a educação infantil na cidade mantendo um bom atendimento. “A Secretaria de Educação continuará investindo em formação de profissionais, contratando sempre profissionais qualificados para atender a grande demanda de crianças”, afirma Moraes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x