2 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Centro Pop dá assistência aos moradores de rua

Centro Pop dá assistência aos moradores de rua

13/09/2014 14h13 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Centro Pop dá assistência aos moradores de rua

Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o Centro de Referência para População em Situação de Rua, o Centro Pop, é uma unidade pública de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

De acordo com a secretaria, aproximadamente 30 moradores de rua frequentam assiduamente o Centro Pop e passam o dia no local em busca das diversas atividades existentes.

As oficinas socioeducativas e outras atividades desenvolvidas no Centro pop têm como finalidade colocar novamente essas pessoas na sociedade. Os frequentadores do Centro também são atendidos por psicólogo e na unidade são oferecidos café da manhã, almoço, café da tarde, higienização pessoal, leitura de jornal e sala de TV.

Segundo a Chefe de Divisão de Políticas e Atendimento a População em Situação de Rua – Juliana Favaro Costa, a unidade representa um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. “O objetivo das oficinas é proporcionar vivências e estimular a organização, a mobilização e a participação social”, destacou. “É importante ressaltar que a População em Situação de Rua, tem como referência o Centro Pop com finalidade a inclusão na sociedade e mercado de trabalho e restabelecimento dos vínculos familiares”, complementou. 

A equipe do Centro Pop constitui-se de uma gestora da unidade, uma assistente social, uma psicóloga, educadores sociais, agente administrativo e agente operacional, todos vinculados à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. 

A estrutura física do Centro Pop tem diversos espaços destinados à recepção e acolhida inicial, como salas para atividades referentes à coordenação, reunião de equipe e atividades administrativas, salas de atendimento individualizado, familiar ou em pequenos grupos, espaços para atividades coletivas com os usuários, socialização e convívio, copa e cozinha, banheiros masculinos e femininos com adaptação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, refeitório, lavanderia; guarda de pertences, com armários individualizados e espaço para higiene pessoal.

Juliana afirma que o Centro Pop é aberto a qualquer morador de rua e funciona em uma residência localizada na Rua São Joaquim, 818, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

MORADORES DE RUA RESISTEM

Ainda é possível ver um grande número de moradores de rua em São Carlos. O interessante é que o trabalho realizado no Centro Pop também visa realizar abordagens a essas pessoas e convidá-las para conhecer a unidade, mas poucos aceitam a ajuda.

A equipe do Centro Pop percorreu os principais pontos onde os moradores de rua ficam durante o dia, como as Praças da Independência e da Igreja de Santo Antonio. Nesses locais havia um número razoável de pessoas que vivem nas ruas, mas apenas duas aceitaram ir passar o dia na unidade. 

Muitos conhecem o Centro Pop e já foram até o local, mas não voltaram mais. Segundo a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziani Tiberti, a maior dificuldade enfrentada é manter o morador de rua nos espaços que são oferecidos pela prefeitura. “Vamos investir no Centro Pop para não só acolher como manter esses usuários”, disse

Além das atividades internas, a Secretaria de Cidadania tem se preocupado em manter o morador de rua incluso na sociedade. “Nós procuramos levá-los em locais públicos que eles não têm mais acesso como museus, teatros, bibliotecas, entre tantos outros. Vale lembrar que muitos entraram no mercado de trabalho após participarem de cursos através do centro Pop, e isso é uma satisfação para toda a nossa equipe”, ressaltou Wiviane.

Outro jeito de manter o morador de rua no Centro Pop é fazer com que contribua para o melhoramento dos serviços que são oferecidos no local. “Mensalmente realizamos uma assembleia com esses moradores onde eles falam sobre as melhorias e suas reivindicações”, disse a secretária.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x