10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Chapa 2 pede recontagem de votos na UFSCar

Chapa 2 pede recontagem de votos na UFSCar

23/06/2012 12h14 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Chapa 2 pede recontagem de votos na UFSCar

Mais uma vez a eleição para a reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) causa polêmica. Agora a chapa 2, que fazia oposição ao Targino de Araújo Filho, pediu a recontagem de votos. Para o candidato derrotado, Ernesto Urquieta-González, a diferença de votos foi mínima e algo pode estar errado, como a anulação de alguns votos. “Sabemos que as pessoas mais humildes na universidade escreveram na cédula a sua intenção de voto. As cédulas escritas foram anuladas, porém o edital fala que só se anula um voto se não for possível identificar para quem for o voto. Quando a pessoa escreve chapa 2 está explícita a sua opção”, disse o professor.

González afirmou que foram anulados 137 votos, que poderiam fazer diferença significativa na votação que ocorreu dia 19 de junho. Participaram da consulta 2.999 alunos de graduação e pós-graduação, 795 servidores docentes e 656 servidores técnico-administrativos, de um total de cada categoria, respectivamente, de 16.586, 992 e 889.

A Chapa 2 obteve 1.271 votos válidos de estudantes, 346 de docentes e 341 de técnico-administrativos e, a Chapa 1, 1.618, 280 e 409 votos de cada uma dessas categorias, respectivamente.

Houve 39 votos em branco e 137 nulos. Considerando que a consulta foi paritária, o resultado para a Chapa 2 foi de 49,52% e para a Chapa 1 de 50,48% dos votos válidos.

O atual reitor Targino Araújo Filho é ligado ao grupo comandado pelo deputado federal e ex-prefeito Newton Lima e pelo prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba e também ao Partido dos Trabalhadores (PT), deixando clara a partidarização, ou seja, a participação político-partidária nas eleições da UFSCar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
PATETA
PATETA
11 anos atrás

BURROS , PERDERAM A GRANDE OPORTUNIDADE DE BOTAR A PETEZADA E SEUS PUXASACOS PARA CORRER,AGORA NÃO ADIANTA CHORAR,NOVA OPORTUNIDADE ,SÓ DAQUI A 4 ANOS. BEM FEITO.

Espetinha
Espetinha
11 anos atrás

Perguntinha…. será que a situação se sentirá confortável com essa margem mínima de votos de diferença??? AH! Bobinha, lógico… o que interessa a eles é o poder, a legitimidade é um mero detalhe…

QUE PENA
QUE PENA
11 anos atrás

Não foram burros não, pelo contrário foram ingênuos e honestos. Olha, essa chapa 1 acabou ganhando graças aos boatos que espalharam pelo campus e algumas pessoas desinformadas foram atras de certas conversas! Sou a favor da recontagem mas… onde ou sob a guarda de quem ficou o material da eleição? Hum… sei não …

pereirinha
pereirinha
11 anos atrás

De qualquer maneira foi bom , vai servir para a ptzada e os metidinhos, puxasacos darem uma baixada na bola, essa votação demonstra um grande descontentamento com tudo que atualmente está se passando na universidade. é bom neguinho abrir os olhos.Obs- Com certeza teremos esse fato repetido nas eleições municipais de são carlos, se a comunidade universitaria está descontente, imaginem a população como está com essa administração petista desastrada.

Caetano
Caetano
11 anos atrás

Profundamente lamentável o texto dessa notícia que quer relacionar as atividades academicas da UFSCar a partidos políticos. Completa mentira e desinformação. Quem dirige a UFSCar é o Conselho Universitário composto por docentes, funcionários e alunos. Dezenas de pessoas que não se deixam manipular por nada.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x