19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cidades da região temem por explosões a caixas eletrônicos

Cidades da região temem por explosões a caixas eletrônicos

06/02/2014 22h19 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Cidades da região temem por explosões a caixas eletrônicos

 

Um crime que há algum tempo vem assustado moradores das capitais, agora têm preocupado moradores do interior de São Paulo, as explosões aos caixas eletrônicos.

Apesar do relatório da Secretaria de Segurança Pública não especificar e nem divulgar esse indicie, nossas pesquisas mostram que na região de São Carlos sete bancos e quatro cidades como São Carlos, Ibaté, Dourado e Santa Rita do Passa Quatro foram alvos de criminosos.  O número parece ser pequeno, porém ao comparar com número de habitantes nas cidades, esse índice acaba se tornando assustador.

Em 2013, São Carlos registrou apenas um roubo à caixa eletrônico. O último delito ocorreu  no dia 23 de março, no bairro Cidade Aracy onde de três caixas da agência do Banco do Brasil , os criminosos conseguiram explodir apenas um.

Já em janeiro deste ano, a policia registrou apenas uma tentativa de explosão a um caixa eletrônico que estava instalado no interior de uma farmácia, também no bairro Cidade Aracy. Como o alarme da loja disparou, os bandidos acabaram fugindo sem levar nada.

Em Ibaté, a Policia Militar registrou dois ataques à caixas eletrônicos no ano de 2013. O primeiro caso ocorreu no dia 10 de junho, onde criminosos explodiram um caixa eletrônico do banco Bradesco que estava instalado dentro de em supermercado na rua Floriano Peixoto, no Centro da cidade. A segunda ocorrência ocorreu logo no mês seguinte, especificamente no dia 10 de julho onde dois caixas do Banco do Brasil foram atacados. Na época a quantia levada não foi divulgada.

No dia 14 de novembro, a cidade de Dourado entrou novamente na mira dos bandidos, já que em 2012, outros quatro ataques foram registrados na urbe. Na ocasião, os criminosos explodiram dois caixas eletrônicos do Banco Santander e um do Bradesco. Eles levaram aproximadamente R$150 mil.

Em 2013, a cidade de Santa Rita do Passa Quatro não registrou nenhuma ocorrência, porém em dezembro de 2012 agências do Banco do Brasil e Santander foram atacadas por uma quadrilha fortemente armada. A quantia roubada na época não havia sido divulgada.

Em todos os casos, a forma de agir é a mesma. Os bandidos chegam fortemente armados com metralhadoras e fuzis, geralmente em dois carros.  Enquanto parte deles faz a cobertura da área, a outra parte cuida das explosões dos caixas. Após pegarem o dinheiro, eles retornam aos veículos, atiram para cima na intuição de intimidar moradores e provocar as autoridades e em seguida fogem.

Segundo o Delegado Assistente da Seccional de São Carlos, Rogério Fakhany Vita, as cidades do interior paulista estão sendo escolhidas pelos criminosos em razão delas terem um efetivo menor de policiais e por uma maior facilidade de fuga do perímetro urbano. “A Polícia Civil desde que este tipo de modalidade criminosa se iniciou, através de seus Centros de Inteligência vêm desenvolvendo ações de investigação voltadas especificamente para esse fim, sendo que em todos os casos ocorridos, Inquéritos Policiais foram instaurados”.

Vale lembrar que no último domingo (02) a Policia Militar de São Carlos prendeu uma quadrilha no momento em que tentava arrombar um caixa eletrônico que estava instalado dentro de um açougue, no bairro Santa Felícia. Quatro pessoas foram presas e agora a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) está apurando o caso e tentando desmantelar a quadrilha.

Segundo Vita, este tipo de delito, na maioria das vezes é realizado durante a madrugada, oferecendo desta forma um pequeno risco físico a população, entretanto o maior auxílio da população se faz na comunicação à polícia de pessoas “suspeitas” circulando ao redor de agências bancárias (principalmente nas cidades pequenas).

O delegado afirma que os bancos podem tomar algumas medidas de segurança  como contratações de vigias, alarmes, entre outras, porém a medida mais eficaz seria a limitação de valores no interior dos caixas eletrônicos. “Este tipo de medida desestimularia a ação dos bandidos, eles não se arriscariam por pouco dinheiro nesse tipo de crime”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x