27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cientista de São Carlos inspira criação da “Embrapa da Indústria”

Cientista de São Carlos inspira criação da “Embrapa da Indústria”

15/12/2012 14h47 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cientista de São Carlos inspira criação da “Embrapa da Indústria”

Organizador do livro “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Competitivo”, o físico Roberto Mendonça Faria inspirou, juntamente com outros pensadores, a presidente Dilma Rousseff a criar a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). “Coordenamos uma comissão que trabalhou um documento para a inovação industrial. Neste documento oficial do Ministério da Educação e do Ministério de Ciência & Tecnologia, colocamos esta proposta. A repercussão foi fore e a presidente Dilma assinou o decreto há cerca de 3 meses, criando a empresa”.

O documento, publicado em forma de livro ressalta o atual momento que o Brasil vive, com estabilidade política e econômica e alerta que para se consolidar no mercado global na condição de potência é necessário um salto de qualidade na inovação na área industrial. Diante deste quadro, a obra aponta a necessidade de uma empresa de pesquisas que possam garantir, através da pesquisa e inovação, um suporte de conhecimento que coloque o setor fabril em igualdade de condições de competir com suas concorrentes do países mais desenvolvidos do planeta.

“A empresa seria para a indústria o que representa a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para a agricultura. A Embrati também se inspira no sistema de unidades de pesquisa tecnológica de Institutos Fraunhofer, na Alemanha, composto atualmente por 60 unidades, e já foi proposta num documento anterior, publicado em 2007 pela Capes”(…) diz trecho da pá9gna 186 do livro.

A Embrapii terá o objetivo de intermediar a relação entre centros de pesquisa tecnológica e o parque manufatureiro, à semelhança do que faz a Embrapa com a produção nacional agrícola. “Estamos otimistas. Temos a experiência de sucesso da Emprapa. Esperamos que esta empresa saia do papel e possa se tornar uma agradável realidade. Temos que ficar vigilante para que ela mantenha seu caráter técnico e se não seja vítima de acordos políticos. Mas é uma ideia que tem tudo para dar certo”, ressaltou o professor Faria.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x