25 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Começa a Festa de Santo Antônio

Começa a Festa de Santo Antônio

Durante todo o mês de junho, cidade será palco de eventos religiosos e também sociais, como quermesse, leilão e almoço caipira

09/06/2024 00h14 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Começa a Festa de Santo Antônio Foto: A festa religiosa conta com ritos religioso e também eventos sociais que movimentam a cidade e a região Foto: Reprodução

DA REDAÇÃO 

Começou ontem, dia 8 de junho e prossegue até o dia 30 de junho, a Festa de Santo Antônio de Itirapina. O evento, atração turística do município e muito prestigiada por turistas e religiosos em geral, é organizada pela Paróquia de Santo Antônio de Pádua.

A festa será aberta com uma quermesse, que prosseguirá em todos os fins de semana de junho, sendo que aos sábados com música ao vivo. No dia 16 de junho será realizado um desfile de cavaleiros com serviço de bar e cozinha. No dia 23 haverá leilão de gado e almoço caipira no Recanto Santo Antônio.

A parte religiosa começa dia 10 de junho, às 19h30, quando será realizado, na Igreja Matriz, o primeiro dia do tríduo de Santo Antônio. No dia 11, também às 19h30 será realizado o segundo dia do tríduo e no dia seguinte, 12 no mesmo horário, o terceiro dia do tríduo. NO dia 13 de junho, uma quinta-feira, às 10h e também às 19h30 serão realizadas missas para comemorar o Dia de Santo Antônio.

Santo Antônio de Pádua (1195-1231) é um santo venerado pela Igreja Católica. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 30 de maio de 1232. Seu dia festivo é comemorado no Brasil e em Portugal em 13 de junho.

Fernando de Bulhões, conhecido como Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Filho de Martinho de Bulhões e Maria Tereza Taveira, desde pequeno acompanhava os pais nas celebrações na catedral de Lisboa.

Formação religiosa

Com 15 anos, Santo Antônio ingressou no Mosteiro de São Vicente de Fora, onde iniciou sua formação religiosa. Em seguida foi estudar no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde recebeu sólida formação filosófica e religiosa.

Em 1220, Santo Antônio foi ordenado Sacerdote. Nesse mesmo ano, se sensibiliza ao ver os despojos dos frades franciscanos, que são venerados no Mosteiro de Santa Cruz, após serem martirizados numa missão no Marrocos na tentativa de evangelizar os mouros.

Resolveu se juntar à ordem dos Franciscanos e recebe o hábito de São Francisco no Convento de Olivas,em Coimbra. Com o nome de Frei Antônio,  inicia uma missão para o Marrocos, mas após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade, e seguiu para a Itália.

O dom da pregação

Em 1221, Santo Antônio viajou para Assis a fim de participar do Capítulo da Ordem dos Franciscanos. Em 1222 foi convidado para a ordenação sacerdotal em Forli, quando faz um sermão revelando grande dom da oratória e seu profundo conhecimento da Bíblia.

Em seguida, foi designado para difundir e evangelizar a doutrina na região da Lombardia. Em 1224 foi indicado por São Francisco de Assis para lecionar Teologia na universidade de Bolonha. Em seguida, foi enviado para a França, onde lecionou nas universidades de Toulouse, Montpellier e Limoges.

Em todos os lugares que passou, as suas pregações encontraram forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos que contribuíram para o crescimento de sua fama de santidade.

No final de 1227, Santo Antônio retornou à Itália e até 1230 atuou como Ministro Provincial em Milão e em Pádua. Participou do Capítulo Geral em Assis, onde assistiu o traslado dos restos mortais de São Francisco, da Igreja de São Jorge para a nova basílica.

Ainda em 1230, Santo Antônio solicitou ao papa a dispensa de suas funções no cargo Provincial, para dedicar-se à pregação e contemplação, permanecendo no mosteiro que havia fundado em Pádua.

Entre 5 de fevereiro e 23 de março de 1231, pregou os Sermões da Quaresma. Serviu de mediador junto à prefeitura de Pádua que resultou em um decreto que tornou menos cruel a condição dos que deviam e não conseguiam pagar suas dívidas. Em maio abençoou a cidade de Pádua.

Com uma saúde precária, Santo Antônio recolheu-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingo e dias santificados.

Santo Antônio faleceu em Pádua, Itália, no dia 13 de junho de 1231. Em 1263, seus restos mortais foram levados para a Basílica de Santo Antônio de Pádua, construída em sua memória.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x