5 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Conferência discute Assistência Social em Itirapina

Conferência discute Assistência Social em Itirapina

27/07/2017 09h16 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Conferência discute Assistência Social em Itirapina

Ontem (26), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itirapina e o Conselho Municipal de Assistência Social promoveram uma conferência onde foram discutidas ações diversas nessa área. 

A Conferência Municipal de Assistência Social de Itirapina aconteceu no Anfiteatro “Monsenhor José Maria Fructuoso Braga – Padre Zé”, com o tema “Garantia nos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. 

O objetivo da conferência foi de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local. A primeira dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Mari Leila Bacciotti Cândido, destacou a importância do encontro. “A Conferência Municipal da Assistência Social é um momento em que paramos para discutir os avanços, os desafios, as conquistas e dificuldades no fortalecimento do Serviço Único da Assistência Social (SUAS) para melhorar a gestão e o atendimento aos usuários em todos os serviços oferecidos. É um momento democrático voltado para a discussão das nossas políticas sociais”, destacou. 

O tema foi elaborado em diálogo com o II Plano Decenal de Assistência Social (2016-2026). “Além de reafirmar o papel da Assistência Social, como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a essa contribuição para a sociedade, traz os usuários para o centro do debate, diante de sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro de debate e do planejamento da política da Assistência Social”, observou Mari Leila.

Estiveram presentes a população em geral e autoridades, como o prefeito José Maria Cândido (PMDB), o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Julio Cesar Mesquita, a diretora da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Piracicaba, Maria Aparecida Ribeiro Germek, os vereadores Fábio Belarmino da Silva (PR), o Fábio Piloto, Marcelo Rizzo (PMDB), o Pezão, e Valdeck da Silva Ribeiro (PTB) e representantes do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) e do estadual Aldo Demarchi (DEM).

SUAS

Instituído em 2005, o Sistema Único de Assistência Social – SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x