Conselheiros Municipais de Saúde participam de capacitação
Na última semana, cinco conselheiros municipais de saúde de Ibaté, finalizaram a participação no curso de Educação Permanente para o Controle Social na Saúde.
O curso de capacitação, finalizado neste mês de março, iniciou em setembro de 2011 com carga horária total de 30 horas. Seu principal objetivo foi fortalecer a atuação dos conselheiros de saúde como articuladores da participação da sociedade no processo de implementação do Serviço Único de Saúde (SUS).
Ao todo, vinte e quatro municípios pertencentes a região de Ibaté, do Departamento Regional de Saúde – DRS-III, foram convidados a participar desta formação a fim de melhorar a atuação dos conselhos nesta região.
Ibaté – A terapeuta ocupacional da prefeitura municipal e membro do conselho municipal de saúde,Alana de Paiva Nogueira Fornereto Gozzi, foi a multiplicadora do curso no município e em Ibaté e recebeu o conteúdo em encontros semanais no CEFOR-Araraquara durante o período.
Em uma sala descentralizada, Alana formou os conselheiros Ana Maria Scarelli Oliveira, Antonio Jorge Marcatto, Gonçalo Barrante de Souza e Néria Salete Nogueira Galdiano. Toda a capacitação aconteceu em encontros quinzenais. “O conteúdo da capacitação abordou temas como princípios e diretrizes do SUS, educação permanente no controle social no SUS, a gestão do SUS, pacto pela saúde, financiamento da saúde, orçamento, financiamento e planejamento da saúde”, comenta a terapeuta.
De acordo com Alana, os conselheiros formados têm o desafio de multiplicar tais discussões no conselho de saúde e disseminar este conhecimento nas reuniões do próprio conselho.