13 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Conselho Municipal agendará visitas institucionais às OSCs

Conselho Municipal agendará visitas institucionais às OSCs

Visitas serão coordenadas pela Comissão de Análise de Projetos do COMDEFESC

07/06/2023 20h13 - Atualizado há 10 meses Publicado por: Redação
Conselho Municipal agendará visitas institucionais às OSCs

Os membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Carlos (COMDEFSC) se reuniram na sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), para a deliberação de três pautas: as visitas institucionais, a inauguração do playground adaptado no Parque Kartódromo “Antenor Garcia Ferreira” e a apresentação da minuta do plano de trabalho da Associação dos Surdos de São Carlos (ASSC).

O encontro contou com a presença maciça de representantes das organizações da sociedade civil, de entidades e de cidadãos interessados na temática envolvendo a Pessoa com Deficiência (PCD).

As visitas institucionais serão coordenadas pela Comissão de Análise de Projetos do COMDEFESC junto às organizações da sociedade civil (OSCs): Associação de Surdos de São Carlos (ASSC), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Carlos, Associação Bom Samaritano, LCN (Liga Central de Natação) e ACORDE. A previsão é que até dezembro de 2023 as seis instituições cadastradas na SMPDMR tenham seus certificados de registro renovados ou expedidos pela primeira vez, se for o caso.

A instalação do playground adaptado para deficientes no kartódromo, inaugurado em 11 de maio, foi destacada durante a reunião. Houve grande repercussão na mídia e nas redes sociais e representam um avanço no que diz respeito à inclusão e à acessibilidade.

“Estamos trabalhando no sentido de proporcionar às pessoas com deficiência uma vida mais digna, mais inclusiva, e também colaborando com os pais e com os tutores, que muitas vezes ficam na dúvida de onde levar seus filhos e agora podem escolher um local ao ar livre e bastante acolhedor”, lembrou a Secretária Lucinha Garcia, da SMPDMR.

Também foi apresentado aos conselheiros e cidadãos ouvintes o plano de trabalho da Associação dos Surdos de São Carlos (AASC). A proposta vai ao encontro dos anseios do cidadão surdo do município, uma vez que será possível oferecer a esse público cursos de capacitação, aulas de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), língua portuguesa e noções de recursos humanos como preparação para o mercado de trabalho. A apreciação do plano de trabalho pelos conselheiros é uma etapa a ser vencida até que seja formalizada a parceria com a Prefeitura de São Carlos.

O COMDEFSC é um órgão colegiado, com a função de fiscalizar a implementação das políticas públicas de apoio às pessoas com deficiência, propondo medidas de defesa dos seus direitos e de sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a dimensão das deficiências e de suas múltiplas consequências.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x