3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Consórcio de usinas realiza simulado de acidente no Estradão

Consórcio de usinas realiza simulado de acidente no Estradão

27/11/2013 23h14 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Consórcio de usinas realiza simulado de acidente no Estradão

O Plano de Auxílio Mútuo em Emergências de Araraquara e Região (PAME-AR), espécie de consórcio de usinas de cana de açúcar da região central, realizou nesta quarta-feira, 27, , no Estradão da Cana, no município de Ibaté, um simulado de um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus de transporte de trabalhadores rurais em plena estrada rural. A atividade durou 2h30, entre 9h e 11h30. No total foram mobilizadas cerca de 70 pessoas para participar da atividade.

 

O PAME é formado por oito usinas sucroalcooleiras, sendo as seguintes:  Grupo Raízen ( unidades Araraquara  Serra e Tamoio);   Usina Tonon ( unidades Santa Cândida e Paraíso)  e também as usinas Maringá, Santa Fé e Santa Cruz

Dentro do plano de auxílio, existe uma união entre as empresas para que uma ajude a outra em casos de incêndio ou resgate de vítimas de acidente. Desta forma, há um trabalho conjunto, uma espécie de união de esforços quando ocorre algum sinistro.

“Na simulação houve uma colisão entre um caminhão e um ônibus de transporte de lavradores. O acidente resultou em várias vítimas com fraturas e com ferimentos graves. Acionamos o PAME e os bombeiros para atender a um total de 30 vítimas”, afirma o coordenador do PAME, Marcos Rubinho. Segundo ele, foi mobilizada uma força-tarefa  com mais de 30 pessoas para o trabalho de atendimentos às vítimas.

 Rubino explica que antes de uma simulação de campo, existe  um trabalho teórico em sala de aula com treinamentos e também alguma parte prática em menor escala. “Um evento desta grandeza é para preparar o pessoal da brigada para enfrentar uma situação real. Vamos, depois do evento, realizar uma avaliação de como foi a resposta do PAME ao sinistro”.

Segundo ele, houve apoio do Corpo de Bombeiros com um caminhão de combate a incêndios e uma ambulância de resgate. Cada uma das oito usinas que fazer parte do consórcio cedeu uma ambulância. “A organização de um evento deste porte representa a nossa maior dificuldade”, completa Rubino.

 

AGRONÉGOCIO

A indústria sucroalcooleira da  Região Central Paulista, é uma das grandes empregadores e geradoras de renda da região. Além da produção de açúcar e álcool, a produção de energia elétrica através do processamento do bagaço da cana é uma outra alternativa energética e novo vetor econômico.

O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do País atingiu 542,21 milhões de toneladas no final da primeira quinzena de novembro, valor 1,77% superior ao volume total processado na safra 2012/2013 (532,76 milhões de toneladas).

Para o diretor Técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, “os números de produção observados até o momento confirmam a nossa expectativa de crescimento de safra em torno de 10%”. Esse resultado se deve ao clima mais propício para o crescimento da planta, a maior taxa de renovação dos canaviais e a busca pela redução da capacidade ociosa das unidades visando reduzir os custos de produção, explicou Rodrigues.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x