18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cônsul geral do Japão visita São Carlos

Cônsul geral do Japão visita São Carlos

19/01/2013 18h40 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cônsul geral do Japão visita São Carlos

Na manhã de sexta-feira, 18, Noriteru Fukushima, cônsul geral do Japão em São Paulo, visitou Associação Cultural e Esportiva nipo-brasileira de São Carlos (ACENB). “É uma visita para que ele se apresente, já que ele se tornou cônsul em setembro passado, e para que ele conheça as atividades da Associação”, explica Neusa Kurimori, presidente da ACENB.

Antes de se tornar cônsul geral do Japão no Brasil, Fukushima foi Primeiro Secretário da Missão Representativa do Japão para as Nações Unidas (Nova Iorque), Primeiro Secretário e Conselheiro da Embaixada do Japão na Argentina, Diretor da Primeira Divisão da América Latina e Caribe, Diretor Geral Adjunto da Assessoria do Ministro e da Europa, e Ministro da Embaixada do Japão na Espanha, na Itália e no México.

Em entrevista ao Primeira Página, Fukushima conta a importância da visita: “Para o Japão isso é muito importante pois o primeiro navio do Japão chegou há 105 anos e eles chegaram a Guatapará e a essa área, por isso é importante para a história do começo da nossa imigração para o Brasil”, diz o cônsul, afirmando que sempre quis visitar a região: “São Carlos é um pouco nova para imigração e comunidade nipônica, mas também é muito importante, pois agora vejo esse jovens participando da Associação e é uma nova forma de integração da nossa comunidade. Estou muito impressionado de conhecer esta Associação”, afirmou.

Questionado sobre as relações econômicas e culturais entre Brasil e Japão, Fukushima disse: “A Toyota e a Nissan montaram agora suas fábricas no Rio, mas muitas companhias, inclusive outras de automóveis, estão montando suas fábricas aqui no Brasil. E isso é muito importante, pois se vem uma grande companhia, outras pequenas também vêm para fabricar auto-partes. E o consulado tem um papel importante como fonte de consulta a essas empresas, pois quando elas vêm não têm informações jurídicas, administrativas, então nos contatam e damos essas informações”.

O cônsul também falou sobre intercâmbios: “Agora estamos mandando mais de 360 jovens brasileiro para universidades no Japão. E agora, com o programa de Ciências sem Fronteiras, queremos levar mais de 1000 brasileiros a cada ano. Isso é muito importante para fazer mais trabalho com universidade. Nos meus 4 meses aqui no Brasil, 7 grandes universidades do Japão já vieram a São Paulo, e eles estão entrando em contato com a Universidade de São Paulo, com a Universidade de Campinas”, explica o cônsul.  

 

A ACENB

 “O clube conta com 60 famílias e um grupo de jovens, a maioria estudantes das universidades, que gira em torno de 50, 60 pessoas ao ano. Nossas atividades são mais culturais: temos cursos de dança japonesa, de língua japonesa, também origami, são várias atividades para membros do clube, não exclusivamente para a colônia. O clube é nipo-brasileiro”, explica Neusa Kurimori, presidente da ACENB.

Criada há cerca de 4 décadas, a Associação fechou durante um tempo, tendo retomado suas atividades há 5 anos.  

A página da Associação é: http://www.nikkeyweb.com.br/sites/niposaocarlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x