19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > CPP realiza debate sobre violência nas escolas

CPP realiza debate sobre violência nas escolas

Evento contará com a presença de referências na área educacional

13/06/2023 14h37 - Atualizado há 10 meses Publicado por: Redação
CPP realiza debate sobre violência nas escolas

Na próxima segunda-feira, 19 de junho, às 9 h, o Centro do Professorado Paulista (CPP) realiza mais uma edição do Diálogos CPP com o tema ”Violência Extrema nas Escolas: causas, consequências e caminhos”. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal da Educação de São Carlos e da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos.

No evento, os palestrantes serão Telma Vinha, que é doutora em Educação, professora da Unicamp e integrante do comitê técnico do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e Cesar Nunes, que é professor titular na área de Filosofia e Educação da FE/UNICAMP. A mediação será realizada pelo sociólogo, consultor educacional e presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, Cesar Callegari.

Para os professores Telma e Cesar Nunes, essa mobilização é de grande importância para atuações cooperativas. “Pretendemos abordar uma pesquisa que mostra o aumento expressivo desse tipo de violência em escolas brasileiras, as características desse fenômeno, causas interrelacionadas e fatores envolvidos. Esse conhecimento é necessário para que as ações de enfrentamento e prevenção sejam coerentes com a natureza desse tipo de violência e atuem também nas causas”.

Além de propostas, Telma e Nunes apresentarão resultados de pesquisas que mostram o que têm maior e menor eficácia. “Focaremos também na escola como espaço privilegiado de prevenção das violências, de proteção e de promoção do bem-estar e da convivência democrática. Contudo, não podemos pensar em escolas isoladamente, mas em processos de transformação visando a melhoria de redes e sistemas com um todo nessa área”.

Já Cesar Callegari destacou que a iniciativa do CPP e do seu presidente, Professor Azuaite Martins de França, é muito importante e oportuna. “Há uma sensação de insegurança no cotidiano das escolas. Tem muita coisa a ser feita para proteger crianças, jovens e professores, e é fundamental conhecer as causas, por onde surgem as formas de violência. Será um debate importante e com pessoas qualificadas”.

O evento acontecerá na sede do CPP São Carlos, localizada na Rua Lúcio Rodrigues, 11, Vila Prado. Os interessados devem confirmar presença através do Whatsapp (16) 2107-4100. Haverá certificado de presença ao final do seminário.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x