27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Crea-SP realiza Força Tarefa na região de São Carlos

Crea-SP realiza Força Tarefa na região de São Carlos

Sede da AEASC foi a base dos agentes de fiscalização

27/03/2024 21h37 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Crea-SP realiza Força Tarefa na região de São Carlos

Entre os dias 18 e 22 de março, agentes de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo – Crea -SP, sediados na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), realizaram uma operação de fiscalização abrangendo as cidades de São Carlos, Ibaté, Descalvado, Ribeirão Bonito e Dourado. Durante essa ação, foram 211 diligências em empresas e obras para garantir o cumprimento das normas e regulamentos relacionados à engenharia, arquitetura e agronomia.
“Nós pretendemos alcançar os 645 municípios do Estado de São Paulo, garantindo a fiscalização com foco planejado anteriormente de maneira que assegure a qualidade e a segurança das construções, bem como garanta a ética profissional e o cumprimento das legislações vigentes. No caso aqui da Unidade de Inspetoria de São Carlos são 9 municípios.”, explicou Valdir Zarpelon Junior, gerente da 10ª Região do Crea-SP, da qual São Carlos faz parte.
A ação, de caráter orientativo e preventivo, visa assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho. O objetivo específico dessa Força Tarefa foi explicado por Márcio Rezende dos Santos, chefe de equipe UGI São Carlos: “Ela (força tarefa) visa especificamente garantir que tenha um responsável técnico habilitado no Crea e registrado nas funções para as atividades desempenhadas nas empresas, como, por exemplo, manutenção de aeronaves, manutenção de equipamentos de ar-condicionado. Fiscalizamos hospitais, shoppings, algumas empresas que já são registradas no Crea e tiveram alguma pendência de responsabilidade técnica para garantir que essas atividades tenham profissionais no quadro técnico devidamente registrados. Toda atividade do Crea é a princípio orientativa, de educação e acontece eventualmente o registro de infração.”.
Entre os resultados dessa Força Tarefa estão que 107 pessoas físicas foram fiscalizadas, das quais 51 possuem registro e as demais estão em apuração de irregularidades; 104 pessoas jurídicas, das quais 69 possuem registro e as demais estão em apuração de irregularidades.
“A operação de fiscalização do Crea-SP ou Força Tarefa é sempre muito bem-vinda nos municípios. É uma fiscalização realizada com foco, pré-determinada para algumas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências e na qual os experientes fiscais do Crea-SP atuam na regularização de empresas e profissionais. É importante salientar que a fiscalização protege o profissional e empresa que cumpre a lei, assim como a sociedade.”, disse o geólogo Laert Rigo, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos – AEASC.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x