21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Crestana recebe Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico

Crestana recebe Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico

18/10/2013 10h50 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Crestana recebe Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico

O ex-presidente da Embrapa e atual pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Silvio Crestana, receberá, no dia 21 de outubro, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. A cerimônia será realizada no auditório do Museu Nacional, em Brasília (DF), às 10 horas.

 

A Ordem Nacional do Mérito foi instituída em 1993 para premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia.

As contribuições do pesquisador brasileiro se destacam no cenário nacional e internacional. Crestana foi o coordenador e responsável pela implantação pioneira do Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex) – no período de 1998 a 2001. Na pesquisa, levou técnicas consagradas na medicina para o campo com o trabalho pioneiro de introdução da tomografia computadorizada para estudos de solos e plantas.

Em São Carlos, ajudou a criar a Embrapa Instrumentação, em 1984, com a proposta de integrar a Física e outras áreas não tradicionais à agricultura. O Centro de Pesquisa se tornou único por combinar físicos, engenheiros eletrônicos, engenheiros de materiais e de outras áreas das Ciências Exatas, com o conhecimento de agrônomos e veterinários.

Entre janeiro de 2005 e julho de 2009 foi presidente da Embrapa. Entre suas contribuições no comando da instituição destacam-se a revitalização da Empresa – a Embrapa foi a única instituição de Ciência e Tecnologia a receber um PAC -, que permitiu a expansão internacional e nacional (criação de novas unidades), o aumento e renovação do quadro de empregados.

Além da premiação pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Crestana também será homenageado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São Carlos.

Uma placa comemorativa será entregue pelo trabalho científico e pela contribuição ao desenvolvimento do Brasil e do município de São Carlos – mais dois pesquisadores receberão a homenagem. A solenidade ocorrerá no dia 21 de outubro, às 17 horas, no Paço Municipal, em São Carlos – cidade reconhecida pela Lei 12.504, de 11 de outubro de 2011, como “Capital Nacional da Tecnologia”.

Para Silvio Crestana receber duas homenagens no mesmo dia, em função do trabalho desenvolvido pela ciência brasileira, é motivo de orgulho e de mais responsabilidade. “Quando recebemos um prêmio ele é fruto de um trabalho para o qual muitas mentes e corações contribuíram, daí a nossa responsabilidade em levar os resultados desse trabalho para um número cada vez maior de pessoas”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x