20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Curso de Certificação e Licenciamento Ambiental recebe inscrições

Curso de Certificação e Licenciamento Ambiental recebe inscrições

Universidade abre período de matrículas

27/07/2023 20h18 - Atualizado há 9 meses Publicado por: Redação
Curso de Certificação e Licenciamento Ambiental recebe inscrições Divulgação/UFSCar

Questões relacionadas ao meio ambiente, como preservação, sustentabilidade, combate à poluição, gestão adequada de resíduos sólidos, dentre outros, têm ganhado, cada vez mais, importância em diferentes setores da sociedade. Com o aumento dessa preocupação, a necessidade de profissionais especializados para atuarem na multidisciplinariedade que envolve a área tornou-se evidente. Para suprir essa carência que se intensificou nos últimos anos, a UFSCar está com matrículas abertas para a turma de 2023 do curso de pós-graduação em Aperfeiçoamento em Certificação e Licenciamento Ambiental.

Ofertado pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, a capacitação aborda de forma aprofundada e prática diversos temas, como conceitos de meio ambiente e sustentabilidade, além de temáticas relacionadas ao direito e à legislação ambiental brasileira, desde a sua evolução histórica, passando por princípios fundamentais e políticas públicas, até responsabilidades e resolução de conflitos. Os módulos também tratam de procedimentos de licenciamento, como avaliar e produzir relatórios de impactos, assim como a gestão integrada de resíduos sólidos e métodos para implementar gerenciamento com ênfase na valorização, reutilização, reciclagem e recuperação energética e de biomassa.

Sistemas de certificação, a série de normas ISSO, auditorias, o papel da sociedade no monitoramento de sistemas, a gestão ambiental empresarial integrada à economia circular e o ecodesign estão dentre os conteúdos presentes na pós-graduação. Temáticas como o tratamento de rejeitos, poluição, o mercado de carbono, o reuso das águas e o efeito estufa também são abordados ao longo da capacitação, dentre outras. Os profissionais formados no curso estarão aptos a conduzir processos de certificação e licenciamento ambiental de empreendimentos de diferentes portes, além de compreender a aplicação dos instrumentos de gestão de resíduos associados.

Podem participar aqueles que já atuam na área ambiental, que trabalham em indústrias, empresas de engenharia e consultoria, escritórios de advocacia, órgãos de saneamento, meio ambiente, agências reguladoras, instituições de ensino e pesquisa, ou prefeituras, assim como qualquer pessoa com nível Superior de outras áreas com interesse em aprimorar seus conhecimentos. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, em formato online, com total interação entre os professores e os estudantes. A carga horária total do curso é de 192 horas, distribuídas ao longo de um ano, com início previsto para 19 de agosto de 2023. Os interessados podem se inscrever pelo site www.licenciamentoambiental.ufscar.br. Na página também há mais informações sobre o corpo docente, o calendário previsto e os investimentos. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail [email protected].

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x