27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Curso de próteses capilares é ministrado pelo governo do Estado no Fundo Social

Curso de próteses capilares é ministrado pelo governo do Estado no Fundo Social

Capacitação faz parte do Projeto Solidariedade em Fios

26/03/2024 16h23 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Curso de próteses capilares é ministrado pelo governo do Estado no Fundo Social

Representantes dos municípios de Lençóis Paulista, Mineiros do Tietê, Motuca, Santa Rita do Passa Quatro, Ibitinga, Promissão, Taquaral, Trabiju e Garça iniciaram na manhã de terça-feira (26), um curso especial de qualificação profissional de confecção de prótese capilar ministrado por instrutoras do Governo do Estado de São Paulo no Fundo Social de Solidariedade de São Carlos.

A capacitação faz parte do Projeto Solidariedade em Fios que tem como objetivo produzir próteses capilares e doá-las para mulheres em tratamento contra o câncer ou com Alopécia androgênica (doença que causa perda permanente de cabelo).

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, Rosária Mazzini, juntamente com o secretário de Governo, Netto Donato, deu as boas-vindas as equipes dos demais municípios participantes e as coordenadoras do Fundo Social do Estado de São Paulo.

“Firmamos a parceria com o FSS de São Paulo e fomos convidados a sediar o curso em virtude da nossa infraestrutura, com salas de aulas amplas, salão de beleza e sala de costura, ou seja, tudo que é necessário para a capacitação. Também recebemos doações de cabelos e indicamos profissionais que já passaram por formação nessas áreas aqui mesmo no Fundo para participar do curso e depois multiplicar esse conhecimento. Serão três dias de muito aprendizado”, disse Rosária Mazzini.

Já Netto Donato agradeceu o Governo do Estado pela parceria. “Mais uma vez o Estado reconhece o potencial de São Carlos para replicarmos os projetos regionalmente.  O ‘Solidariedade em Fios’ já atendeu milhares de mulheres na capital e agora com essa capacitação o projeto vai ser levado para diversas regiões do interior, chegando dessa forma há mais pessoas que enfrentam neste momento o câncer”.

Com duração de três dias, o curso de qualificação profissional de confecção de prótese capilar está sendo ministrado pelas coordenadoras Michele Cazuzza e Simone Lozano, respectivamente, da escola de moda e escola de beleza do Fundo Social de Solidariedade do Estado. “Os municípios receberam a doação inicial de cabelo e uma primeira capacitação online, sucedida agora pelo treinamento presencial, cabendo ainda aos municípios a aquisição dos demais insumos necessários para a realização do curso e a indicação dos profissionais (cabeleireiros e costureiras) participantes, que ficarão responsáveis de replicar o curso de forma mais ampla”, esclarece Simone Lozano.

Dentro do projeto, as mulheres atendidas recebem a prótese personalizada, semelhante ao cabelo que tinham antes do tratamento de quimioterapia. Em São Carlos serão atendidas mulheres indicadas pela Rede Feminina São-carlense de Combate ao Câncer.

O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos está localizado na rua Francisco Maricondi, 375, na Vila Marina. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3372-0865.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x