Segurança pública

Defesa Civil de Ibaté apresenta balanço de seu primeiro ano de existência

Implantada em março de 2025, a Defesa Civil de Ibaté consolidou-se como uma importante ferramenta de proteção e resposta a emergências no município. Em seu primeiro ano de atuação, o órgão atendeu 165 ocorrências, demonstrando a relevância e a efetividade do trabalho desenvolvido.

Entre os principais atendimentos, destacam-se 82 ocorrências de combate a incêndios, sendo 71 em áreas florestais, quatro em residências, duas em estabelecimentos comerciais e cinco em outros locais. Além disso, foram registradas nove ocorrências de quedas de árvores, 12 casos de árvores em perigo de queda, atendimentos envolvendo animais em situação de risco ou oferecendo perigo, insetos agressivos, óleo em via pública, interdição e vistoria de imóveis, entre outras demandas.

A Defesa Civil é gerida pelo sargento da reserva da Polícia Militar, Éverton Perucci, que possui ampla experiência no Corpo de Bombeiros e, mais recentemente, na Força Nacional.

A equipe é composta ainda pelos servidores municipais Gerivaldo Ferreira e Marco Vizzotto.

Apesar da recente criação, o ano de 2025 foi marcado por uma forte estruturação do órgão, especialmente no que diz respeito ao treinamento e à capacitação dos agentes. Ao longo do período, os servidores participaram de cursos como agente de proteção e defesa civil, combate a incêndios em vegetação, combate a incêndios em veículos elétricos, trabalho em altura e capacitação para atuação em períodos de chuva.

Além dos integrantes da própria Defesa Civil, servidores da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Serviços Públicos, também passaram por treinamentos, com o objetivo de se necessário, integrarem as ações do órgão. Houve ainda a aquisição de materiais de proteção e equipamentos, incluindo o recebimento de uma viatura zero quilômetro, destinada pelo Governo do Estado.

Paralelamente às ações emergenciais, a Defesa Civil atuou de forma preventiva, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos na elaboração de aceiros, reduzindo riscos de incêndios. O órgão também passou a integrar o PAME (Plano de Auxílio Mútuo de Araraquara), sediou um evento da Defesa Civil Estadual sobre a Política Nacional de Barragens e o Plano de Contingência Municipal, além de concluir a elaboração do Plano de Contingência do Município.

O Coordenador da Defesa Civil, sargento Éverton Perucci, destacou a satisfação de servir ao município onde nasceu. “É gratificante ver a Defesa Civil de Ibaté se tornar uma grande realidade. Temos uma equipe pequena, porém extremamente dedicada e cada vez mais capacitada”, afirmou.

O secretário municipal de segurança pública e defesa social, Major Luís Fumagale, ressaltou que a Defesa Civil é motivo de orgulho para a administração. “Já contávamos com o Gerivaldo e o Marco no combate a incêndios, mas faltavam estrutura mínima e capacitação adequada. Estamos suprindo essas necessidades e seguiremos investindo de forma contínua em 2026”, disse. O secretário também destacou a parceria com o Poder Legislativo, por meio de emendas impositivas, que permitirão ampliar a estrutura do órgão. Segundo ele, a atuação da Defesa Civil foi decisiva para minimizar os efeitos dos incêndios, evitando que atingissem proporções maiores e garantindo a preservação da fauna, da flora, do patrimônio e de vidas humanas.

O prefeito Ronaldo Venturi ressaltou que a criação da Defesa Civil era uma promessa de campanha que foi rapidamente cumprida. “Os resultados obtidos em tão pouco tempo demonstram a importância do serviço e os benefícios diretos à população, diante da relevância das ações realizadas”, concluiu.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Ano letivo
A Secretaria Municipal de Educação está passando por uma série de intervenções de manutenção e […]
Há 3 horas
Saúde pública
A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos comunica que  campanha de intensificação para o […]
Há 3 horas
NA SÃO CARLOS FM!!
Tema foi amplamente debatido na manhã desta quarta-feira (07), durante entrevista do tributarista Edgard Andreazi Moreira
Há 4 horas