17 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Descaso da Prefeitura cria lixão no Ipanema

Descaso da Prefeitura cria lixão no Ipanema

Atraso na construção de ecoponto causa acúmulo de entulho no bairro

22/03/2024 05h31 - Atualizado há 4 semanas Publicado por: Redação
Descaso da Prefeitura cria lixão no Ipanema FOTOS: JEAN GUILHERME / JORNAL PRIMEIRA PÁGINA

Moradores do Jardim Ipanema estão há quase um ano convivendo com um grave problema: a falta de ecoponto no local, fazendo com que a população descarte entulho em terreno, causando acúmulo de resíduos, o que prejudica o meio ambiente e coloca em risco a saúde dos cidadãos.

Em abril de 2023, após um incêndio de grandes proporções atingir o local, a Prefeitura desativou o ecoponto do Jardim Ipanema, com a justificativa de que uma escola estadual seria construída no terreno. Apenas depois de sete meses, em novembro do mesmo ano, é que a Secretaria de Obras Públicas realizou a licitação para construção do ecoponto em outro terreno do bairro.

A vencedora da licitação, empresa T5 Construtora e Serviços LTDA, deveria ter começado a construção no último dia 01 de fevereiro. Mais de 45 dias depois do prazo estipulado, foi que a Secretaria de Obras Públicas notificou a empresa por paralisação da obra, sendo que nem funcionários foram vistos trabalhando no local.

A demora para lançar a licitação por parte da Secretaria de Obras Públicas, somada à não execução da obra pela empresa vencedora, fazem com que o terreno e o entorno da área onde era para funcionar o ecoponto se transformasse em um depósito de entulho a céu aberto, o que prejudica o meio ambiente.

Além disso, ainda coloca em risco a saúde da população, pois o acúmulo de entulho torna-se criadouro de animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões, além do mosquito da dengue, tendo em vista que o Brasil vive uma epidemia da doença e a Prefeitura parece estar alheia a isso, tratando a construção do ecoponto com total descaso e sem a urgência necessária.

“A situação aqui é lamentável. Estamos há meses convivendo com esse entulho esparramado pelo bairro e a Prefeitura demorando para construir o ecoponto. Temos medo de que nossos filhos sejam picados por algum inseto. A vontade é denunciar esse descaso ao Ministério Público, para ver se alguma providência pode ser tomada”, desabafa uma moradora.

OUTRO LADO-Procurado pela reportagem, o Secretário de Obras Públicas, João Muller, apenas encaminhou cópia da notificação enviada à empresa T5 Construtora e Serviços e disse que o prazo de realização da obra é 120 dias.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x