25 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Descoberta de nova espécie de dinossauro faz Araraquara virar notícia internacional

Descoberta de nova espécie de dinossauro faz Araraquara virar notícia internacional

O anúncio oficial da descoberta foi realizado na quinta-feira (24) pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB)

26/11/2023 08h59 - Atualizado há 7 meses Publicado por: Redação
Descoberta de nova espécie de dinossauro faz Araraquara virar notícia internacional

Reportagem publicada pelo portal britânico BBC news destaca uma nova espécie de dinossauro, que teve suas pegadas detectadas na cidade de Araraquara. A espécie, denominada “Farlowichnus rapidus”, foi descoberta na década de 1980 pelo padre e paleontólogo italiano Giuseppe Leonardi, que chegou ao Brasil na década de 1970. O anúncio oficial da descoberta foi realizado na quinta-feira (24) pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB).

No ano de 1984, o paleontólogo doou uma das amostras das pegadas ao Museu de Ciências da Terra (MCTer). As marcas do dinossauro foram encontradas na chamada formação de Botucatu, que é um conjunto de rochas formadas por um antigo deserto de dunas no período Cretáceo, há aproximadamente 140 milhões de anos. Pesquisas apontam que o dinossauro era pequeno, entre 70 cm e 90 cm.

Quem se interessar em descobrir mais detalhes sobre os vestígios de dinossauros encontrados na cidade e sobre os estudos do Padre Giuseppe Leonardi, pode visitar o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA), que fica na Voluntários da Pátria, 1485. A entrada é gratuita.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x