4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Diretor da Casa de Saúde nega risco de material radioativo no hospital

Diretor da Casa de Saúde nega risco de material radioativo no hospital

28/03/2017 08h49 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Diretor da Casa de Saúde nega risco de material radioativo no hospital

Por ignorância, má fé ou ambos, alguns repórteres, radialistas, curiosos e políticos soltaram, nos últimos dias, um boato de que o aparelho de raio-X existente na Casa de Saúde, na Vila Nery, estaria colocando São Carlos sob o risco de um desastre radioativo. O festival de asneiras se multiplicou nos últimos dias através das redes sociais e também informou falsamente que a Casa de Saúde estaria abandonada. 

Receoso de que tal onda de boatos possa causar pânico entre os são-carlenses, o diretor da Casa de Saúde e médico radiologista, Romeu José Santini, esclarece que não há qualquer risco para os moradores de São Carlos com relação ao raio-X daquele hospital. 

Atuando há 43 anos neste segmento e responsável pela radiologia da Casa de Saúde, Santini deixa claro que não existe depósito de material radioativo naquele hospital e assegura que está descartado qualquer risco. “Algumas pessoas que não entendem nada do assunto saíram falando bobagens sobre o raio-X da Casa da Saúde . O aparelho de não usa material radioativo. Ele é uma energia ionizante que depois de desligado da energia elétrica  não produz mais nada e não há perigo algum. Estas mentiras podem causar temor na população”. 

O médico assegura que o tomógrafo continua funcionando na Casa de Saúde. “Não existe abandono daquele hospital. Pelo contrário, existem serviços lá durante todo o dia. Existe segurança à noite. Existem pessoas, infelizmente, que lançam este tipo de informação falsa que pode causar pânico entre a população. O objetivo parece ser o de denegrir a Casa de Saúde.”

RAIO-X SÓ EMITE RADIAÇÃO LIGADO À ELETRICIDADE – Como acontece com qualquer tipo de procedimento médico, os raios-X são seguros quando eles são usados corretamente por profissionais que têm formação apropriada em usar a menor quantidade de radiação necessária para obter os resultados necessários. Quando clinicamente indicado, a imagem bem conduzida com os menores níveis de risco deve ser realizada. A pequena quantidade de exposição à radiação deve ser sempre superada considerando os benefícios para o paciente.

A máquina de raio-X só emite radiação enquanto ele estiver ligado, e isso só é feito quando se tira uma foto. Ele é ligado por um tempo muito curto.

Uma dose de radiação de raios-X é milhares de vezes menor do que o necessário para queimar a pele ou causar doenças. Mesmo o risco de câncer que ele causa é muito pequeno.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x