13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Divisão investigará crimes de maus tratos a animais em SP

Divisão investigará crimes de maus tratos a animais em SP

06/09/2013 22h51 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Divisão investigará crimes de maus tratos a animais em SP

Um decreto assinado em julho pelo governador Geraldo Alckmin mudou o nome de uma divisão da Polícia Civil para que esta seja dedicada também a investigar maus-tratos contra os animais. A Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), passou a ser chamada Divisão de Investigações sobre Infrações de Maus-tratos a Animais e demais Infrações contra o Meio Ambiente.

 

A criação de delegacias especializadas na investigação de maus-tratos contra animais é uma reivindicação antiga de organizações e cidadãos que lutam pelo reconhecimento dos direitos animais.

A vereadora Laíde das Graças Simões, que é coordenadora de entidades ligadas à proteção dos animais em São Carlos, acredita que a mudança pode ser positiva, se efetivamente houver mudança. “Eu acho que só mudar de nome não resolve o caso. O decreto altera uma denominação de uma divisão de investigação, mas não cria cargo de perito e veterinário para que possam acompanhar esse atendimento, que deve ser embasado e com estrutura”, diz.

De acordo com a vereadora, hoje em dia existe um déficit de delegacias, sendo ideal que o número fosse muito maior, fazendo com que delegacias tivessem mais estrutura para que o trabalho apresentado fosse mais adequado. Ao falar por São Carlos, Laíde afirma que São Carlos já oferece um trabalho muito positivo nessa questão. 

“São Carlos, de onde posso falar, é uma cidade que tem um trabalho muito bom nesta área. Dentro da prefeitura existe o Departamento de Proteção Animal, que age juntamente com a Polícia Militar e Civil. Aqui, essa integração e união de esforços, são muito importantes e tem dado certo, vendo tantos casos que foram parar no judiciário e tiveram suas sentenças decretadas corretamente”. 

Laíde comenta que para essa nova divisão dê certo, o governador terá que criar os cargos necessários ou firmar um termo de cooperação entre aqueles que já faziam esse trabalho com a delegacia.

“Em minha opinião, o serviço feito em São Carlos é uma conquista, concretizada aos poucos, mas é um serviço ótimo, pois a integração da Prefeitura, ONGs de proteção animal, polícias civil e militar é um avanço que deve servir de exemplo para outras cidades”, conclui.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x