3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Dois casos de H1N1 são confirmados em São Carlos

Dois casos de H1N1 são confirmados em São Carlos

06/06/2013 21h26 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Dois casos de H1N1 são confirmados em São Carlos

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quinta-feira, 6, dois casos de H1N1 em São Carlos e mais 11 notificações de casos suspeitos. De acordo com a Chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone, as vitimas, uma mulher e um homem com idades de 20 e 43 anos, que tiveram o diagnóstico confirmado da doença ficaram internados isoladamente em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Santa Casa.

Após aproximadamente duas semanas, os pacientes tiveram alta do hospital e não estão no período de propagação do vírus. O diagnóstico dos dois casos ocorreu no final da primeira quinzena de maio, e o tratamento foi iniciado imediatamente após o diagnóstico clínico.

Márcia explicou ainda que as 11 notificações que levavam à suspeita de contaminação do vírus da gripe não evoluíram para H1N1, pois foram tratadas com a medicação Tamiflu dentro do procedimento estipulado pelo Ministério da Saúde.

Ela explica que os casos confirmados foram em vítimas que tiveram uma complicação no quadro clinico, diagnosticada como Síndrome Respiratória Aguda Grave. “Após a evolução do vírus, o paciente precisa ser isolado para receber o tratamento adequado”, afirmou.

No município, a campanha de vacinação contra gripe teve início em 15 de abril. Contudo diante dos casos confirmados e os suspeitos foi prorrogada pela 4ª vez, até o dia 14 junho.

Até o dia 31 de maio foram vacinados 32.486 dos 39.846 indivíduos pertencentes ao grupo alvo; o percentual de imunizados já superou a meta inicial de 80% em 81,53%.

Mesmo com a meta alcançada, as doses continuarão sendo distribuídas nos postos de saúde para as pessoas que ainda não tomaram a vacina que imuniza contra o vírus Influenza

De acordo com dados da Data SUS, do Ministério do Trabalho no ano passado foram imunizadas em São Carlos na campanha de vacinação contra gripe de 2012 no período de 5 a 25 de maio, 29.989 pessoas do público-alvo, atingindo 77,13% da meta.

Pacientes com doenças crônicas também devem procurar um posto de vacinação mais próximo para serem imunizados contra a gripe. Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

A secretaria alerta também que as crianças entre seis meses de idade e menores de dois anos deverão tomar duas doses da vacina contra a gripe. A segunda dose deve ser aplicada 21 dias após a primeira aplicação. A medida vale para crianças que participaram pela primeira vez da campanha de imunização neste ano ou que receberam apenas uma dose no ano passado.

No Estado 8,1 milhões foram vacinadas

Desde o início da campanha até esta segunda-feira, dia 3 de junho, 8,1 milhões pessoas já foram vacinadas em todo o Estado de São Paulo.
Distribuição de antiviral – Além da prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo distribuiu cerca de 2 milhões de doses do antiviral Oseltamivir (popularmente conhecido como Tamiflu) para os municípios paulistas.

A ação faz parte do combate às síndromes virais graves, que se intensificam nessa época do ano, como a gripe influenza A (H1N1).

A recomendação à população é que procure o serviço de saúde mais próximo sempre que a síndrome viral caracterizar-se por um quadro de febre, tosse, dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dores nas articulações, dores musculares ou dor de cabeça.

O aconselhado é que a medicação seja prescrita em até 48 horas após o início dos sintomas da gripe aguda. A droga diminui a carga viral no paciente, diminui a duração dos sintomas e melhora o prognóstico da doença.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x