27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Educadores para unidades prisionais se reúnem em Araraquara

Educadores para unidades prisionais se reúnem em Araraquara

28/06/2013 12h46 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Educadores para unidades prisionais se reúnem em Araraquara

Nos dias 2 e 3 de julho, acontece em Araraquara o 2º Encontro de Formação de Educadores e Gestores Educacionais para as unidades prisionais paulistas, realizado por Projeto de Extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Participam 106 educadores vinculados à Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Administração Penitenciária e Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap).

 

O Projeto de Extensão “Formação de Educadores e Gestores Educacionais para as unidades prisionais paulistas: desvelando caminhos, construindo saberes”, coordenado pela professora Elenice Onofre, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, desde 2007 contribui para o aperfeiçoamento de agentes educacionais que atuam em penitenciárias no Estado de São Paulo, tendo em vista as especificidades deste ambiente. Com o objetivo de se produzir conhecimento em prol da educação nestes espaços, educadores que atuam nas unidades, especialistas, graduandos e pós-graduandos abordam em mesas-redondas, debates, dinâmicas, vivências, rodas de conversa e grupos de discussões, assuntos relacionados a sociologia, antropologia, direito, psicologia, terapia ocupacional e o contexto específico em que educadores e gestores desenvolvem suas ações.

Participam do 2º Encontro docentes da UFSCar e outros convidados. No dia 2 de julho haverá um debate sobre as relações históricas entre monstruosidade e criminalidade, além de uma mesa-redonda que irá discutir o papel da educação em espaços de privação de liberdade. Já no dia 3 de julho, duas mesas-redondas abordam a função social da escola na prisão, seu cotidiano e práticas pedagógicas, e a educação e trabalho para jovens e adultos, seus desafios e possibilidades no contexto prisional.

O 2º Encontro é organizado por estudantes dos cursos de graduação em Pedagogia e em Ciências Sociais e de pós-graduação em Educação e Sociologia da UFSCar e acontece no Anexo da Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira”, localizada na Avenida Francisco Vaz Filho, 4.055, no Jardim Pinheiros, em Araraquara.

 

Com o objetivo de promover situações de reflexão e partilha de experiências com os educadores, outros três encontros devem acontecer ainda nesse ano, em Araçatuba (agosto), São Paulo (outubro), e o último em São Carlos (novembro), na UFSCar, quando mais de 400 agentes educacionais deverão estar reunidos para debater a atual situação da educação em ambientes prisionais no Estado de São Paulo. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8373.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x