28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > E.E Dr. Álvaro Guião celebra 101 anos

E.E Dr. Álvaro Guião celebra 101 anos

21/03/2012 16h36 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
E.E Dr. Álvaro Guião celebra 101 anos

Hoje, dia 22 de março, a Escola Estadual Dr. Álvaro Guião comemora seu aniversário de 101 anos. Para celebrar mais de um centenário de história, a diretoria da escola, por onde passaram muitos nomes importantes de São Carlos e onde hoje estudam cerca de 1.700 alunos, elaborou uma programação especial e aberta à população.

Além do bolo de aniversário que será oferecido aos alunos durante os intervalos dos três períodos de aulas, está programada uma solenidade oficial dos 101 anos da E.E. Dr. Álvaro Guião, às 19h30, no anfiteatro da escola, na qual haverá o lançamento do livro “Ideias Pedagógicas em Movimento: Produção de saberes na Escola Normal Secundária de São Carlos”, escrito pelas professoras da Universidade Federal de São Carlos, Alessandre Arce e Ana Clara B. Nery.

Nesta noite, também acontece a reinauguração do Laboratório de Biologia da escola, que levará o nome do Prof. Amadeu Duarte Pinto Ferraz e a inauguração da sala de leitura, que será nomeada Profa. Flora Bernardi. A medalha Prof. Mário Tolentino deste ano será entregue ao professor Ricardo Malmegrin Gonçalves. Todos os homenageados são ex-professores da instituição de ensino.

De acordo com Regina Célia Garcia Ferreira, diretora da E.E. Dr. Álvaro Guião, a escola foi um marco do sistema educacional não só para a cidade de São Carlos, mas para toda a região. “Ela recebeu nos seus tempos áureos alunos vindos de diversas cidades do interior e projetou o nome de São Carlos. Atualmente, apesar de a educação brasileira estar um pouco defasada, a escola ainda cultiva sua tradição. Os pais querem e acham importante manter os filhos aqui. Na realidade, eu acho que a educação decai quando os pais delegam toda a responsabilidade para a escola. Aqui nós temos um bom acompanhamento dos pais na educação dos filhos e isso faz com que a escola continue. Claro, não da mesma forma que era quando a instituição teve seu apogeu, mas ainda mantemos uma qualidade de ensino”, declara.

HISTÓRIA – Tudo começou quando a Escola Normal Secundária teve sua “aula inaugural” no dia 22 de março de 1911, no prédio localizado à rua José Bonifácio, onde hoje está instalada a Escola Estadual Eugênio Franco.

Cinco anos depois, em 18 de novembro de 1916, o imponente edifício, projetado pelo arquiteto alemão Carlos Rosencrantz e construído pelo engenheiro Dr. Raul Porto e pelo mestre de obras Torello Dinucci, foi inaugurado na avenida São Carlos.

Hoje,completamente restaurado e preservando as características originais de sua construção – que apresenta elementos de influência art-nouveau e neo clássico – o prédio da escola é considerado patrimônio histórico da cidade e foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) no dia 7 de novembro 1985.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
ntqi
ntqi
12 anos atrás

parabens escola alvaro guiao mas na proxima festa fazer um pauco para que mostra o seu talento bjos

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x