27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Eleita a nova diretoria do Instituto de Física de São Carlos – USP

Eleita a nova diretoria do Instituto de Física de São Carlos – USP

Comissão Eleitoral foi constituída pelos Profs. Adriano Defini Andricopulo (Presidente), Euclydes Marega Junior e Paulo Barbeitas Miranda

06/12/2021 14h12 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Eleita a nova diretoria do Instituto de Física de São Carlos – USP Foto: Divulgação

Em eleições realizadas em primeiro turno no dia 1º de dezembro, foi eleita a nova diretoria do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), correspondendo à gestão 2022/2026.

Concorreram a este pleito duas chapas, a saber:

Chapa-1 – Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Diretor) e Profª Ana Paula Ullian de Araújo (Vice-Diretora);

Chapa-2 – Prof. José Carlos Egues de Menezes (Diretor) e Prof. Hellmut Eckert (Vice-Diretor).

Os resultados do pleito deram a vitória à Chapa-1, através dos seguintes números:

Participantes habilitados – 57

Participantes votantes – 55

Chapa-1 – 39 votos

Chapa-2 – 14 votos

Votos nulos – 2

Votos brancos – 0

A Comissão Eleitoral foi constituída pelos Profs. Adriano Defini Andricopulo (Presidente), Euclydes Marega Junior e Paulo Barbeitas Miranda.

A nomeação para o exercício da nova diretoria, constituída pelos Profs. Osvaldo Novais de Oliveira Junior e Ana Paula Ullian de Araújo,  acontecerá a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2022, substituindo os atuais Diretor e Vice-Diretor do IFSC/USP, na circunstância, os Profs. Vanderlei Salvador Bagnato e Igor Polikarpov.

O Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. é físico de formação, tendo concluído o doutorado na University of Wales, Bangor, Reino Unido. É professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Universidade de São Paulo, foi coordenador da FAPESP na área de física, é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SPBMat).

Publicou cerca de 500 artigos em periódicos especializados, 16 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica, e autor de 7 patentes. Esses trabalhos receberam cerca de 9.700 citações (na Web of Science em junho de 2017).

Orientou 21 mestres e 21 doutores. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e disponível mundialmente com o processador de texto Word for Windows.

Recebeu, em 2006, o Prêmio Scopus, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica, com base no número de publicações, citações e orientações.

A Profª Ana Paula Ullian de Araújo é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1990), mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1993), doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e livre-docente pelo Instituto de Física de São Carlos-USP (2008).

Realizou pós-doutoramento no Plant Science Department, na Universidade de Cambridge, UK (2010).

Atualmente é docente e pesquisadora no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) no Grupo de “Biofísica e Biologia Estrutural Sergio Mascarenhas”. Atua na área de bioquímica, biologia molecular e biofísica molecular, com ênfase em expressão heteróloga de proteínas visando estudos biofísicos como dicroísmo circular e fluorescência.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x