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Em ação preventiva, Vigilância Sanitária visita 16 estabelecimentos

20/03/2013 11h07 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Em ação preventiva, Vigilância Sanitária visita 16 estabelecimentos

Com a suspensão de fabricação, distribuição, comercialização e consumo de todos os lotes dos alimentos com soja da marca Ades pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última segunda-feira, 18, a Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, realizou procedimento de orientação em 16 estabelecimentos da cidade.   

 

Embora não tenha recebido orientação formal da Anvisa, a Vigilância Sanitária de São Carlos, acompanhando a publicação do Diário Oficial que relata a suspensão de alguns produtos da linha Ades, trabalhou desde segunda na inspeção de comércios que vendem os produtos: “Vamos até o estabelecimento e fazemos a orientação para retiradas desses produtos. É uma ação preventiva. Segunda visitamos 12, e percebemos que 90% deles já haviam retirado por conta própria”, explica Marcus Alexandre Petulli, chefe de Divisão da Vigilância sanitária. Ontem, as duas equipes visitaram mais 4 supermercados.    

Segundo Petulli, o que motivou a ação da Anvisa foram irregularidades no cumprimento da legislação e uma suspeita de que um elemento químico utilizado na limpeza da linha de produção não foi devidamente desprezado, e a embalagem do produto com esse elemento químico teria ocorrido.

Em comunicado publicado no site da marca, a Uniliver, fabricante do produto, informa que detectou um problema de qualidade em cerca de 96 unidades do produto Ades Maçã 1,5l – lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013 – que estão inapropriadas para consumo. O “problema de qualidade” seria uma alteração no conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza, sendo que o consumo do produto nessas condições pode causar queimadura.

Em seu site, a Anvisa informa que apesar da Unilever ter realizado o recall do lote do produto, a Agência decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que tenham mais informações sobre a verdadeira extensão do problema.

 

RECOMENDAÇÃO AO CONSUMIDOR

A Anvisa informa que o consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumi-los. Em casos de queimaduras ou outro sintomas, deve procurar imediatamente atendimento médico.

Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou [email protected]. Em casos de dúvidas, a Anvisa dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.

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