13 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Enactus UFSCar Sorocaba conquista prêmios em Encontro Nacional

Enactus UFSCar Sorocaba conquista prêmios em Encontro Nacional

Enactus Sorocaba é composto por estudantes de diversos cursos da UFSCar

14/08/2023 20h24 - Atualizado há 8 meses Publicado por: Redação
Enactus UFSCar Sorocaba conquista prêmios em Encontro Nacional Divulgação/UFSCar

O time Enactus, do Campus Sorocaba da UFSCar, ganhou dois prêmios durante o Encontro Nacional da Enactus Brasil (ENEB), realizado entre os dias 19 e 21 de julho. Ambas as premiações são atribuídas ao projeto Romanas.

O Romanas consiste em uma iniciativa de capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade da comunidade de Vila Helena, em Sorocaba, por meio do ensino de técnicas de serigrafia e artesanato, proporcionando uma fonte de renda autônoma e sustentável. “O projeto Romanas foi criado no segundo semestre de 2020. Desde então, temos conseguido atingir várias mulheres na comunidade, ajudando-as a obter uma renda autônoma. As mulheres têm demonstrado um grande engajamento e já começamos a ver a transformação em suas vidas”, explicou Naja Santana, docente do Departamento de Administração do Campus Sorocaba da UFSCar e orientadora do time Enactus.

O projeto recebeu o prêmio de destaque na “ODS 1 – Erradicação da Pobreza”, uma categoria de premiação da Enactus que visa reconhecer e premiar projetos que estão contribuindo significativamente para a erradicação da pobreza, além de reconhecer a contribuição significativa de um projeto para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente o ODS 1, que é erradicar a pobreza em todas as suas formas. “O projeto Romanas foi inserido nessa categoria, pois o nosso principal objetivo é capacitar as mulheres em situação de vulnerabilidade e proporcionar uma fonte de renda autônoma e sustentável”, complementou Santana.

O time Enactus também foi selecionado entre os vencedores do edital da Ford College Community Challenge, um prêmio que reconhece projetos inovadores focados em Diversidade, Equidade e Inclusão. O edital é uma iniciativa da Fundação Ford, em parceria com a Enactus Brasil, que premia oito projetos inovadores de impacto social, desenvolvidos por times da Enactus de todo o Brasil. A inscrição do Romanas no edital Ford College foi feita a partir da submissão de um formulário detalhando as atividades realizadas, os resultados obtidos, a metodologia utilizada e como o projeto se alinha com os objetivos do edital.

O Enactus UFSCar Sorocaba conquistou o 1º lugar no Prêmio ODS 1- Erradicação da Pobreza e ficou entre os 8 melhores no edital Ford College. Ambos os prêmios incluem um troféu e reconhecimento no palco do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), além da premiação de U$2.500,00 para desenvolvimento do projeto Romanas.

O Enactus Sorocaba é composto por estudantes de diversos cursos da UFSCar, incluindo Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção e Turismo. “Nossa equipe é interdisciplinar e acreditamos que essa diversidade contribui para a riqueza de ideias e soluções inovadoras para os desafios sociais que enfrentamos”, finalizou a orientadora do time.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x