3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Encontro na Sociedade Médica debate saúde

Encontro na Sociedade Médica debate saúde

30/10/2013 18h10 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Encontro na Sociedade Médica debate saúde

Na última segunda-feira, 28, ocorreu um encontro intermediado pela Sociedade Médica de São Carlos por iniciativa de seu presidente Francisco Márcio de Carvalho. Na ocasião, estiveram presentes na sede da associação médica, o secretário Municipal de Saúde de São Carlos Ricardo Innecco de Castro; o secretário municipal de Saúde de Ibaté Hamiltom Piassi; o coordenador pedagógico do curso de medicina da UFSCar Bernardino Souto; o presidente da Sociedade Médica Francisco Carvalho, além de um grupo de médicos e professores da universidade. 

 

O encontro foi motivado para debater a questão da adequação dos serviços públicos de saúde à formação médica. Durante 2 horas a mesa debatedora ouviu e trocou sugestões com a finalidade primordial de melhorar os equipamentos de saúde e seus agentes e buscar uma aproximação com a universidade federal seja através do Hospital Escola ou do curso de Medicina. Nesse ponto o secretário de saúde Ricardo Innecco de Castro foi enfático ao dizer que o conjunto, o projeto montado pela universidade na área de saúde não pode se ausentar da dinâmica dos serviços prestados; “ É extremamente salutar a iniciativa da Sociedade Médica de São Carlos em buscar a aproximação e integração dos serviços de saúde do município da Universidade Federal; já disse mais de uma vez que a universidade não pode ficar fora desse processo, ela tem que fazer parte da saúde da cidade e as entidades tem que trabalhar de forma integrada como uma coisa só. O prefeito também já fez na semana passada uma reunião para trazer a tona a questão do hospital escola e a universidade enquanto formadora de mão de obra graças ao curso de medicina fortalece ainda mais o grande  pólo estudantil que somos; são sinais de que as coisas estão se arrumando devagarinho”; concluiu.

Para Francisco Carvalho estas reuniões tem demonstrado a preocupação de melhorar a rede básica de saúde na cidade e nota-se uma evolução desde a primeira discussão até o momento: “estamos dando prosseguimento nesses debates e hoje nosso objetivo principal é buscar aprimorar e qualificar melhor o equipamento público das cidades de São Carlos e Ibaté para a formação dos alunos  de medicina da UFSCar”; projetou.

O coordenador pedagógico do curso de medicina da federal Sr. Bernardino Souto destacou que a reunião foi bastante produtiva e refletiu que a prefeitura está buscando inserir a universidade com seu modelo de ensino para a saúde na sua rede básica; “essa iniciativa da Sociedade Médica de São Carlos é de grande interesse social para as duas cidades envolvidas hoje nesta discussão e abre um conjunto de expectativas muito grande. Ele aproveitou para dizer ainda sobre a possibilidade da vinda do AME para a cidade que considera super bem vida para São Carlos desde que seja, no caso de ser um anexo do Hospital Escola, que o projeto original do hospital seja garantido também.

Já para o secretario de saúde de Ibaté Hamilton Piassi  participar deste encontro foi uma forma de interagir com os médicos e com os representantes da universidade: “ essa parceria e aproximação buscada hoje nesta reunião só pode significar um ganho para nossa cidade que sabemos tem uma grande demanda de saúde em São Carlos usando seus equipamentos como Santa Casa e outros agentes de saúde, então só posso dizer que foi um motivo de orgulho receber esse convite nos feito pelo presidente da Sociedade Médica que já enxerga um futuro de interação com as duas cidades e suas redes básicas de saúde;” justificou o secretário Hamilton Piassi.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x