23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Escola da Rede Municipal de Ensino recebe Planetário Itinerante da USP

Escola da Rede Municipal de Ensino recebe Planetário Itinerante da USP

Tema do filme foi “O Nascimento do Sistema Solar”, que conta história do universo desde Big Bang, até surgimento do sol e planetas

27/08/2022 21h51 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Escola da Rede Municipal de Ensino recebe Planetário Itinerante da USP

Durante contexto de pandemia, o Planetário Móvel da Universidade de São Paulo (USP), não foi exibido por questão de segurança, mas na última quinta-feira (25), foi montado na EMEF “Professora Maria Luiza Batistela”, durante a “IV Festa da Família”. O tema do filme foi “O Nascimento do Sistema Solar”, que conta a história do surgimento do universo desde o Big Bang, até o surgimento do sol e dos planetas.

O secretário de Educação e Cultura, Alexandre Moraes Gaspar, comenta que a escola recebeu inúmeros visitantes, contando com alunos, professores e comunidade geral. “Além de enriquecer o estudo teórico dado em sala de aula, a projeção dentro do domo inflável proporcionou aos visitantes a sensação de estarem imersas no espaço sideral”, aponta.

Euclydes Marega Junior, coordenador geral de Difusão de Ciências do CEPOF, explica que os Planetários são ambientes com céu arredondado, em forma de domo, onde são projetadas   imagens que simulam o céu estrelado e inúmeros objetos espetaculares que encontramos em nosso universo, criando experiências educacionais que ensinam astronomia e ciências afins. Os projetores de estrelas que mostram o próprio céu noturno estão entre as ferramentas educacionais mais atraentes e versáteis. “Planetários em todo o mundo inspiram e educam pessoas de todas as idades sobre o nosso entorno – a própria Terra e nosso lugar no Universo – e muitas vezes são um lugar em que os jovens se entusiasmam para seguir uma carreira científica”, destaca.

“Em uma época em que a educação científica e tecnológica tem sido considerada como prioridade pelas universidades, o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica da USP exibe o planetário inflável itinerante em escolas diversas e locais públicos em todo Estado de São Paulo há mais de 10 anos”, conta Wilma Regina Barrionuevo, Coordenadora de Difusão de Ciências.

O planetário móvel da USP está disponível para todas as escolas públicas. Os interessados devem solicitar a visita por meio do e-mail [email protected].

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x