19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Escola de Engenharia e CAASO completam 71 anos

Escola de Engenharia e CAASO completam 71 anos

Para celebrar data, Marco Bala lança livro contando saga da implantação da EESC e do CAASO

13/04/2024 21h49 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Escola de Engenharia e CAASO completam 71 anos Fotos: Divulgação/Acervo Marco Antonio Leite Brandão

No dia 17, será lançada exposição com fotos raras do governador Armando Sales de Oliveira

 

Na próxima semana, dois símbolos de São Carlos vão completar 71 anos de existência: a Escola de Engenharia, embrião da USP (Universidade de São Paulo) e o CAASO. Para comemorar as datas, o historiador Marco Antonio Leite Brandão, o Marco Bala, lançou o “Almanaque de São Carlos – SP V – Uma Universidade para São Carlos – Tempos de CAASO 2”, relatando a saga do nascedouro das instituições.

As atividades da Escola de Engenharia de São Carlos tiveram início oficialmente no dia 18 de abril de 1953, quando foi proferida a aula inaugural, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade.

No dia 22 de abril, três dias depois, foi criado o CAASO (Centro Acadêmico Armando Sales de Oliveira) em homenagem ao governador paulista que criou o campus da USP em São Carlos. Não demorou muito e a sede da Escola ficou pequena. Assim, em 1956, a unidade foi transferida para uma área bem maior, onde se constituiu o campus universitária.

No novo espaço, as atividades da Escola de Engenharia se multiplicaram e, como resultado de um transbordamento, foram criadas outras unidades de ensino. Esse processo teve início no começo da década de 70, quando quatro departamentos da EESC deram origem a mais duas importantes unidades universitárias.

Marco Bala conta que Armando Sales de Oliveira concorreu à presidência da República em 1936 pelo PC (Partido Constitucionalista) e visitou São Carlos em campanha como pré-candidato. “Depois disso, Getúlio Vargas, que estava no poder e decretou o Estado Novo, suspendendo as eleições”, afirma o historiador.

No dia 17 de abril, próxima quarta-feira, será realizada, no campus I da USP, uma exposição com várias fotos que Marco Bala recuperou, enfocando a figura de Armando Sales de Oliveira e sua passagem por São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x