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Escolhidos os melhores trabalhos da Feira Regional de Ciências

01/11/2013 11h15 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Escolhidos os melhores trabalhos da Feira Regional de Ciências

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia / Coordenadoria de Meio Ambiente (SMDSCT / CMA), divulgou a relação dos trabalhos premiados na 1a Feira de Ciências: “Descobrindo Novos Talentos e Estimulando a Inovação”, realizada nos dias 25 e 26 de outubro, na Escola Estadual Dr. Álvaro Guião.

 

A feira foi uma iniciativa da SMDSCT / CMA e encerrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São Carlos, com a apresentação de 25 trabalhos inscritos, envolvendo 32 alunos e 6 professores de escolas municipais e estaduais da cidade. Segundo Anna Paula Luzia, chefe de seção de Informações Ambientais da SMDSCT / CMA, os trabalhos inscritos abrangeram diferentes áreas do conhecimento (exatas, biológicas e humanas). “Eles foram avaliados por uma comissão, considerando o critério de organização e apresentação, criatividade, inovação e originalidade, relevância social e educação ambiental”, explicou

Segundo o secretário de SMDSCT / CMA, José Galizia Tundisi, a feira atingiu com êxito duas finalidades principais: a de descobrir novos talentos, dando a oportunidade para jovens em uma atividade cientifica, e a de mostrar para a população como os experimentos são montados.

Os premiados receberão, em cerimônia que deve acontecer ainda em novembro, notebooks, câmaras digitais e bolsas de estímulo ao trabalho científico. Os dez melhores trabalhos também receberão certificados.

O melhor trabalho na Categoria Aluno foi da aluna do 2º. Ano da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, Stefany Gabrielly Pereira de Souza, que apresentou a “Lavanderia sustentável: uma nova proposta”. Vinculado às disciplinas de geografia, química, biologia e física, o trabalho  teve como eixo central a busca de soluções para o problema da escassez da água potável no mundo, propondo a construção de lavanderias que utilizam métodos econômicos de captação de água da chuva proporcionando menores impactos ambientais, reduzindo assim os gastos com a conta de água.

Na Categoria Professor, o melhor trabalho foi o da docente Maria Inês Ambrosio Garcia, com “Olhares sobre os jardins”, que apresentou um levantamento fotográfico dos jardins da Escola Estadual “Dr. Álvaro Guião”, no sentido de aproximar os olhares da comunidade escolar aos detalhes de formas e atividades próprias dos seres vivos. O procedimento envolveu a observação de seres vivos e de estruturas biológicas nos campos macro e microscópico, a produção de fotografias e a exposição ao público. O objetivo principal foi o de contribuir para a formação do sujeito ecológico, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento das potencialidades de percepção, criação e comunicação.

“Reaproveitamento de resíduos domésticos”, de Rosangela Maria Pomponio Saldanha, recebeu o prêmio de melhor trabalho de Educação Ambiental. A proposta do trabalho foi ressaltar a vivências na instituição escolar com a finalidade de desenvolver ações autônomas e sustentáveis. As atividades desenvolvidas incluíram montagem de modelos, visitas, entrevistas e instalação de coletores seletivos de coleta de resíduos na escola e nas residências. Os resultados observados mostraram que ações concretas sensibilizam para a mudança de hábitos e despertam o interesse pelo conhecimento

 

E o melhor trabalho de Relevância Social foi para Maria Aparecida Paulucci Munhoz, com “Vivências e suas Relações com os elementos da natureza”, desenvolvido com alunos de Ensino Médio da EE Dr.Álvaro Guião, por meio de uma metodologia investigativa, como principal objetivo, desenvolver um trabalho para a compreensão de noções científicas, valorizando o conhecimento prévio do aluno e transformando-o em conhecimento científico. Mediante os diversos encontros percebeu-se um envolvimento cada vez maior por parte dos alunos, pois à medida em que os mesmos conseguiam transportar seus conhecimentos através das representações escritas gráficas ou oral a alegria e satisfação ficavam bem claras, resultando num enriquecimento de vocabulário e aquisição de novas ideias. Ainda em andamento, o trabalho já apresentou alguns resultados positivos, já que todos os alunos envolvidos estão participando do concurso “Jovem Cientista”, com o tema água.

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