2 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Especialista recomenda “turismo rural” para próximo prefeito

Especialista recomenda “turismo rural” para próximo prefeito

Paulo Marcatto aposta que a integração regional poderá gerar roteiros interessantes para atrair turistas de toda a região

11/10/2020 12h21 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Especialista recomenda “turismo rural” para próximo prefeito Foto: Divulgação

Administrador, especialista em economia de empresas e diretor do campus da Universidade Brasil em Descalvado, o professor Paulo Marcatto, afirma que o turismo rural pode ser um vetor de geração de emprego e renda em Descalvado. Ele destaca a grande extensão do município e também as várias propriedades rurais, que poderiam criar atrativos para atrair visitantes.

“Nós temos uma extensão rural muito grande e muitas belezas naturais. Faltam investimentos. Os proprietários enfrentam a falta de recursos para fazer os investimentos e gerar esta infraestrutura turística. O turismo rural poderia unir a região em torno de um grande projeto. O turista tem que vir e ficar. Então, podemos montar um roteiro que mantenha atrativos em grupo de cidades para agregar atrações. Santa Rita do Passa Quatro tem mais de 70 cachoeiras e também tem atrações importantes. É preciso articular a integração regional”, ressalta Marcatto.

Segundo ele, o maior desafio de todos os prefeitos que forem eleitos em 15 de novembro, será o de criar novos postos de trabalho. “A geração de empregos será o maior desafio para os próximos gestores, independentemente do tamanho do município. É um desafio enorme gerar empregos. A nossa cidade está fora do eixo das rodovias Anhanguera e Washington Luís. Cidades do nosso porte tem uma dificuldade maior, pois não tem mão de obra qualificada”, afirma ele.

Segundo ele, o turismo rural é uma modalidade do turismo que tem, por objetivo, permitir, a todos, um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar.

Desde a década de 1970, como resposta ao aumento e diversificação da procura turística, assim como à procura de soluções para o declínio e desagregação das sociedades rurais, assiste-se ao desenvolvimento do turismo em espaço rural, constituindo-se este como um meio privilegiado de promoção dos recursos existentes nos territórios rurais, um fator de revitalização do tecido económico e social e uma oportunidade para o desenvolvimento destes territórios.

O turismo no espaço rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento económico para o mundo rural quer por si só, quer através da dinamização de muitas outras atividades económicas que, dele, são tributárias e que, com ele, interagem.

A concepção baseia-se na noção de território, com ênfase no critério da destinação e na valorização da ruralidade. Assim, considera-se, território, um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, compreendendo cidades e campos, caracterizados por critérios multidimensionais, como ambiente, economia, sociedade, cultura, política e instituições, e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade cultural e coesão social, cultural e territorial.

Nos territórios rurais, tais elementos manifestam-se, predominantemente, pela destinação da terra, notadamente focada nas práticas agrícolas, e na noção de ruralidade, ou seja, no valor que a sociedade contemporânea concebe ao rural, e que contempla as características mais gerais do meio rural: a produção territorializada de qualidade, a paisagem, a biodiversidade, a cultura e certo modo de vida, identificadas pela atividade agrícola, a lógica familiar, a cultura comunitária, a identificação com os ciclos da natureza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x